Alimentos funcionais

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Alimentos funcionais

maio 2, 2011 Alimentação Funcional 2
Olá pessoal,
Vocês sabem o que são alimentos funcionais?
São alimentos que quando consumidos regularmente, além de fornecer nutrientes têm a capacidade de atuar na saúde e prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.


Estes são alguns alimentos funcionais que devemos incluir em nossos pratos:
  • Soja: é a vedete dos funcionais! Atua na prevenção da osteoporose, câncer de mama, de próstata e de cólon, além de amenizar sintomas da menopausa e reduzir níveis de colesterol.
  • Tomate: possui uma substância altamente antioxidante que previne o câncer e retarda o envelhecimento, principalmente quando consumido cozido.
  • Alho: previne alguns tipos de câncer e tende a diminuir a pressão sanguínea e níveis de colesterol. Também estimula a atividade imunológica do organismo protegendo-o contra as doenças infecciosas.
  • Peixes como sardinha e salmão: contêm os famosos ácidos graxos ômega – 3, que diminuem as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, aterosclerose e complicações de doenças inflamatórias. Também ajudam na prevenção do câncer.
  • Vinho tinto: diminue o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e aterosclerose e previne  o desenvolvimento de vários tipos de câncer.  O seu consumo de ser feito com cautela, pois o álcool em excesso pode desencadear vários problemas de saúde.
  • Aveia: Rica em fibras solúveis e insolúveis, seu consumo regular ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes.
  • Chá verde: inibe o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
  • Brócolis, couve flor e repolho: são vegetais que possuem substâncias que estimulam a função de desintoxicação do fígado, o que favorece a eliminação de agentes formadores de câncer.
  • Verduras e folhas em geral,  sementes e leguminosas: são ricos em fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento do intestino grosso e reduzem a incidência de câncer.

2 comentários

  1. Adriana disse:

    Preciso inserir a soja e a aveia na minha alimentação. De que maneira posso fazê-lo?

  2. Adriana, acabei de responder parte da sua pergunta com um post com informações sobre a soja. Assim que tiver um tempinho, provavelmente amanhã, mais sugestões sobre o uso da aveia. Adianto que pode usá-la em bolos, mingaus e substituindo a farinha de trigo. Amanhã,postarei mais uma receita (bolo de aveia). Bjs….

Os comentários estão fechados.