Leite…desnatado, semi-desnatado ou o integral?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Leite…desnatado, semi-desnatado ou o integral?

maio 23, 2011 Alimentação Saudável 0
Olá pessoal,
Esta semana falou-se muito sobre leite, e percebi que muitas pessoas estão confusas sem saber bem ao certo que tipo de leite consumir…
É importante lembrar que os componentes do leite, principalmente a gordura, podem variar consideravelmente entre as vacas, dependendo da alimentação e da época do ano, do período de lactação etc..
Em geral, o leite contém aproximadamente 87% de água e 2,9% a 3,5% de gordura, além de lactose, sódio, fósforo, potássio, cálcio, cloro, ferro, cobre e algumas vitaminas. 
Quanto ao teor de gordura, o leite recebe diferentes denominações:
Leite integral……………….. mínimo de 3% de gordura
Leite semi-desnatado……. de 2,9 a 0,6% de gordura
Leite desnatado……………máximo de 0,5% de gordura
Alguns nutrientes podem se perder no processo de retirada da gordura, principalmente as vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K)

Que leite devo escolher? Bem,  cada caso é um caso, cada pessoa tem sua necessidade diferenciada, seja por fases da vida, por doenças ou necessidades de aporte aumentado ou diminuído. O consumidor pode optar pela quantidade de gordura do leite, de acordo com sua necessidade. Desta forma pode ter um controle maior sobre a quantidade total de gordura que ingere diariamente.
Quanto aos nutrientes, existem várias marcas no mercado para agradar a preferência de cada tipo de consumidor como, por exemplo, leite com baixo teor de lactose, leite com maior teor de cálcio, leite com ferro, leite com ômega 3, leite com vitaminas, etc. Não há necessidade de se consumir leite integral para se garantir os nutrientes. Boa parte dos leites encontrado no mercado são suplementados. O ideal é que você consulte um nutricionista para sua orientação.
Vale lembrar que pessoas que apresentam quadro de obesidade, dislipidemias, hipertensão arterial devem fazer uso de laticínios magros.