Pílula Antienvelhecimento

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Pílula Antienvelhecimento

maio 5, 2011 Alimentação Funcional Nutrição Estética 1
Envelhecer é algo natural e fisiológico, entretanto, vários fatores podem acelerar esse processo: o consumo frequente de alimentos industrializados e gorduras trans, o uso indiscriminado do álcool e cigarro, o estresse do dia a dia, a radiação (inclusive a solar) e os exercícios físicos excessivos podem aumentar a produção de radicais livres. Esse aumento leva a destruição celular, podendo gerar diversas doenças e também levar ao envelhecimento precoce.
Mas existe um modo de retardar esse quadro, alguns alimentos com potencial antioxidante podem ajudar a diminuir  a ação destes radicais livres. A introdução desses alimentos e de hábitos de vida saudáveis no seu dia a dia beneficia não somente sua pele evitando um envelhecimento acelerado, como também seu organismo, diminuindo o risco de doenças como diabetes, câncer, mal de Parkinson, Alzheimer e doenças cardiovasculares. 
As frutas cítricas e vermelhas, aveia, cacau, cenoura, tomate, cúrcuma e vinho tinto são alguns exemplos de alimentos ricos em antioxidantes.
As vitaminas A, C, e E, e os minerais, selênio, zinco e cobre também tem ação antioxidante no organismo, e esses nutrientes estão presentes em uma refeição equilibrada.

Um detalhe: Embora em casos específicos se faça necessário o uso de suplementos, estes não devem substituir uma alimentação equilibrada. Ok?

Farmácia

Um comentário

  1. Adriana disse:

    Excelente dica! Mais um motivo para trazer bastante açaí do Pará!

Os comentários estão fechados.