Soja, a vedete dos funcionais

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Soja, a vedete dos funcionais

maio 4, 2011 Alimentação Funcional Receitas 1
Olá pessoal, 
muitas pessoas não sabem como introduzir a soja na sua alimentação, um alimento tão singular e tão pouco usado por nós, ocidentais. 
Então achei bacana falar um pouquinho dela e seus benefícios. Quem sabe lendo esse texto a gente não se convence em coloca-la no nosso dia a dia assim como os orientais o fazem.
vamos lá….
Somente seu conteúdo nutricional já justificaria sua inclusão na nossa dieta (a soja tem o maior conteúdo protéico entre os cereais e leguminosas), mas além dessa característica, a soja também é considerada um alimento funcional, por produzir efeitos benéficos à saúde.
Ela é rica em proteínas de alto valor biológico, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como a isoflavonas.
As isoflavonas também conhecidas como fitoestrógenos, são componentes relacionados à estrutura química similar ao estrogênio e estão presentes em poucos alimentos, sendo a soja o único que apresenta conteúdo tão elevado.
Por causa de sua estrutura, as isoflavonas conseguem reduzir os sintomas  da TPM e da menopausa, possuem atividade antioxidante, antifúngica e anticarcinogênica. Além disso, tem o poder de reduzir nosso colesterol !
Na menopausa os ovários param de funcionar e de produzir estrógeno e progesterona isso   afeta a pele e as curvas da mulher que perde a elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, assim como a diminuição da massa muscular e o aumento da concentração de gordura corporal na região abdominal.
À medida que a produção do estrógeno cai, as taxas de colesterol e triglicérides aumentam. A absorção e a captação do cálcio pelos ossos ficam prejudicadas e surge o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e osteoporose.
O fato das isoflavonas apresentarem uma estrutura molecular similar ao estrógeno favorece a melhora desse quadro além de atenuar outros sintomas como fogachos, alterações urogenitais, alterações de humor e sintomas emocionais (ansiedade, depressão, perda da memória, insônia).
Para se aproveitar o máximo das isoflavonas deve se consumir a soja em grão, entretanto, de acordo com a EMBRAPA, tanto a soja em grão como os produtos derivados como a farinha, o tofu, o extrato solúvel (“leite”), a proteína texturizada e o missô possuem as isoflavonas. O que varia é a concentração da substância, que é influenciada pelos processos industriais a que é submetida.
fonte: revista “Falando cientificamente sobre a soja”.

Soja






Sugestões de uso..
Salada de soja
Deixe a soja de molho de véspera, trocando a água pelo menos duas vezes. Escorra bem e leve a soja para cozinhar em bastante água. Depois de cozida, escorra a água. E tempere ainda quente com limão, azeite, sal, cebola picada e salsa.


Outras sugestões:

  • Substitua o leite nas receitas pelo extrato de soja.
  • O feijão fica muito saboroso cozido com um pedacinho de tofu defumado.
  • A massa de missô é um excelente substituto de caldo de carne nas sopas.
  • Quando for fazer carne moída, substitua 1/3 por proteína texturizada de soja. O sabor fica o mesmo e você acrescenta mais saúde!

Um comentário

  1. Adriana disse:

    ADOREI! VC É MARA, CRIS!!! BJS.

Os comentários estão fechados.