Quer emagrecer? Inclua os alimentos termogênicos!

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Quer emagrecer? Inclua os alimentos termogênicos!

agosto 20, 2011 Alimentação Funcional Alimentação Saudável 0
Você esta querendo emagrecer?

Que tal se ao invés de você retirar alimentos da sua dieta, você incluísse alguns? Gostou da idéia? Isso é possível, basta que você introduza alguns alimentos que para serem digeridos, elevam o metabolismo do corpo e conseqüentemente aumenta o consumo calórico!
São os alimentos termogênicos, recentemente descobertos pelos cientistas, eles ajudam no processo de emagrecimento, acelerando o metabolismo e preparando o organismo para as atividades que realmente queimam calorias, como os exercícios físicos. É a união entre dieta equilibrada, composta também por termogênicos, e atividade física, que fará com que receita funcione.

Confira abaixo alguns alimentos que podem aumentar seu metabolismo em até 20%:

Alho
Consuma preferencialmente cru, um dente todos os dias.
Canela
Além de acelerar o metabolismo e queimar a gordura, melhora o sistema imunológico, Use em cima de frutas cozidas, iogurte, sucos e com leite morno.
Chá-verde
Previne doenças e a reduz o nível de absorção de açúcar no sangue. O ideal é consumir três xícaras ao dia. Evite beber à noite, por causa da cafeína.
Gengibre
Pode ser usado na comida cozido ou batido com sucos.
Sugestão: Corte um pedaço e coloque na sua garrafinha de água. Fica uma delicia.
Café e guaraná em pó 
Os dois são estimulantes e fazem o organismo despender mais calor para serem digeridos. Quanto ao guaraná, não extrapole as duas gramas diárias. Para o café, mantenha a recomendação de, no máximo, quatro xícaras por dia.
Linhaça
Alem de acelerar a queima calórica, regulariza o intestino e é um potente antioxidante (combate o envelhecimento precoce).
Sugestão: Use uma colher de sopa, moendo em um moedor de pimenta no momento que for usá-la.
Pimenta e pimentões
A pimenta vermelha possui a capsiacina. Seu consumo deve ser de três gramas (meia pimenta) por dia. Use em molho ou ao natural.

Outros alimentos como o azeite extra virgem; abacate; castanha do Pará; vinagre de maçã; laranja; kiwi; chá mate; hortelã; ômega 3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau); algas; soja; brócolis; óleo de coco; mostarda; aspargos; couve; acelga; cominho; cebola; e curry também são considerados alimentos termogênicos.

ATENÇÃO:O consumo exagerado desses alimentos pode trazer algum risco à saúde. Consulte uma nutricionista para indicar as quantidades recomendadas para você.