Gorduras. Boas ou ruins para mim?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Gorduras. Boas ou ruins para mim?

abril 4, 2012 Alimentação Saudável 0
Muita gente relaciona a gordura com o aumento do peso e do colesterol, quando na realidade isso vai depender da quantidade e do tipo de gordura que você consome.  A obesidade e suas consequências não estão diretamente relacionadas à quantidade de gordura que você come ao longo do dia; o que deve ser levado em consideração é o total de calorias da sua dieta.
Algumas gorduras, como as gorduras trans, são especialmente ruins, e devem ser evitadas ao máximo.  Elas estão presentes na maioria dos alimentos industrializados como biscoitos, batatas, e pratos prontos.
A gordura saturada encontradas nos alimentos de origem animal, em geral está associada também com as proteínas deste mesmo animal,  e embora seja referenciada como  “ruim”,  ela desempenha um papel no organismo humano e deve ser considerada na dieta com moderação.  Já as gorduras insaturadas provenientes dos vegetais e principalmente as gorduras monoinsaturadas como por exemplo a do azeite, abacate e açaí  são ótimas escolhas para compor seu prato.