Diet ou Light? Qual o melhor para o emagrecimento?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Diet ou Light? Qual o melhor para o emagrecimento?

julho 3, 2012 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0


Diet ou Light?  Muita gente não sabe exatamente o que significa um e outro, e no intuito de ingerir menos calorias, acaba fazendo a escolha errada. A mais comum é confundir os alimentos diets com os lights em dietas de emagrecimento. 
Os alimentos diet são os alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentam alguma restrição alimentar. Em sua composição está ausente algum ingrediente que normalmente faria parte deste alimento, este nutriente pode ser o carboidrato, a gordura, a proteína ou o sódio. Por exemplo, geleia de frutas diet indicado para pessoas que não podem ingerir açúcar. 
Já os alimentos light são aqueles que apresentam reduzida a quantidade de algum nutriente ou valor energético quando comparado a um alimento convencional. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light. 
Mas será que a ausência  ou a redução de algum nutriente significa ter menos calorias? Nem sempre. Muitas vezes para compensar a ausência de um nutriente, as indústrias aumentam outros com o objetivo de melhorar o sabor. Posso citar como exemplo alguns chocolates diets. Neste caso, para compensar a retirada do açúcar, aumentam-se o teor de gordura, tornando-os assim mais calóricos que um chocolate convencional.
Não existe garantia que os alimentos diet ou light tenham seu valor energético reduzido. O importante é ler o rótulo e observar se aquele alimento está adequado para sua dieta.

Os portadores de enfermidades também devem observar os rótulos e escolher os alimentos específicos para seu caso. Exemplo: 

Diabetes Melitus
Devem observar a presença de açúcares em sua composição, sendo ele diet ou light.
Alimentos destinados às dietas de ingestão controlada de açúcares, devem conter a seguinte advertência: “Diabéticos: contém (especificar o mono e/ou dissacarídeo – glicose / frutose / sacarose)”, caso contenham esses açúcares.”

Pressão alta
Devem atentar ao conteúdo de sódio descrito na informação nutricional dos rótulos.
Devem ser evitados produtos que contenham sacarina e ciclamato de  sódio, que, embora sejam adoçantes, são substâncias que contêm sódio.

Colesterol alto
Devem observar o conteúdo de gorduras totais, gorduras saturadas e trans. Os produtos para dietas com restrição de gorduras (diet) só podem conter 0,5g de gordura em 100g do produto. Os produtos com baixo teor de colesterol (light) podem apresentar no máximo 20mg de colesterol em sólidos e 10mg em líquidos, em 100g ou 100ml do produto.

Triglicerídeo alto
Devem preferir alimentos reduzidos em gorduras e açúcares. Os alimentos diet e light podem ser usados, mas com algumas considerações. 

Doença Celíaca
Atenção à lista de ingredientes dos alimentos que contêm em sua composição
trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. No rótulo desses alimentos, próximo à lista de ingredientes, deve conter a advertência: “Contém Glúten”. Para os alimentos que não contêm trigo, aveia, cevada e centeio na sua composição a advertência que deve constar no rótulo é: “Não contém Glúten”.

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf

A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.