Sementes germinadas para o almoço! Uma explosão de saúde em seu prato.

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Sementes germinadas para o almoço! Uma explosão de saúde em seu prato.

outubro 18, 2012 Alimentação Funcional Alimentação Saudável Nutrição Estética 0
Alimentação viva, comida viva, crudivorismo, todas as definições levam ao mesmo conceito: obter dos alimentos o que eles têm de melhor.  
Trata-se de algo muito antigo, bastante apreciada na China, Japão e nos EUA e que no Brasil, aos poucos vem se expandindo. Estou me referindo às sementes e grão germinados fazendo parte da nossa alimentação.
Conhecida por energia vital, prana, força vital e explicada pela física quantica, o fato é que vários estudos científicos apontam que, com a germinação de sementes, reduzem-se os fatores antinutricionais, aumenta-se o valor nutricional, a digestibilidade, e o potencial antioxidante destas sementinhas e grãos.
Hoje em dia, você pode encontrar até em supermercados sementes germinadas de alfafa, lentilhas, feijões e muitos outros, mas germinar uma semente em casa é relativamente fácil e bem mais barato. Basicamente você precisa de um vidro limpo de boca larga, filó para cobrir a boca do vidro, elástico para fixar o filó, água filtrada e a semente de sua preferência. Eu particularmente adoro sementes de trigo. Temperadas com azeite tem um sabor levemente adocicado e muito gostoso.
O passo a passo é simples:
1- Coloque de uma a três colheres de sopa de semente no vidro e lave bem. Enxague e cubra com água filtrada.  Deixe de molho por uma noite.
2- No dia seguinte, cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Jogue a água do molho fora e enxague bem com água filtrada.  Escorra a água e coloque o vidro inclinado num escorredor com a boca para baixo.
3- Repita o segundo passo 2 a 3 vezes ao dia, até que a semente germine.
Cada semente tem seu tempo de germinação, mas em média depois de 2 dias já observamos um narizinho despontando.
Atenção: nem todas as sementes podem ser consumidas germinadas cruas. A Fiocruz disponibiliza em seu site a lista de sementes que podemos germinar e como fazer. Lá também encontramos receitas e dicas de como prepará-las.
O que você acha de incrementar sua salada colocando mais saúde em seu prato? Vamos germinar?
Fontes:
Fiocruz. Alimentação viva na promoção da saúde e meio ambiente. Disponível em:
http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/.  acesso em outubro de 2012
Machado AL et al. Avaliação de componentes químicos em brotos de fabaceae para o consumo humano. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 33, n. 4, p. 1071-1078, jul./ago. 2009
R. Fernandez-Orozco et al. Kinetic study of the antioxidant compounds and antioxidant capacity during germination of Vigna radiata cv. emmerald, Glycine max cv. Jutro and Glycine max cv. Merit.  Food Chemistry 111 (2008) 622–630


A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.