Dicas comportamentais para as festas de final de ano

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Dicas comportamentais para as festas de final de ano

dezembro 24, 2012 Saúde e Comportamento 0
Então é Natal! É época de exageros! Época de muitos beijos, abraços, sentimentos fortes, perdão e muita comilança. Pensando nisso resolvi passar para vocês algumas dicas de comportamento para que o ponteiro da balança não suba muito!
Faça um lanche saudável antes da festa, assim você diminui a vontade de comer todas as coisas gostosas que forem servidas.
Preste atenção no que está comendo ou bebendo. Não coma por impulso. Pois na animação de uma festa, geralmente perdemos essa noção.
Tenha prazer em cada escolha, saboreie deliciosamente, e não fique pensando no próximo prato servido.
Não faça da comida a principal atração da festa. Divirta-se! Desvie o seu foco dançando e conversando com os amigos.
Belisque frutas frescas! São refrescantes e provavelmente menos calóricas que os demais alimentos servidos.
Se estiver bebendo algo alcoólico, intercale com água ou chás! O álcool é o segundo componente da alimentação que apresenta maior teor calórico, perdendo somente para a gordura.
Inicie a ceia com uma salada. Isso irá te deixar saciado mais rapidamente, evitando que você abuse dos outros alimentos.
Diminua o ritmo e mastigue devagar.  A resposta de saciedade pelo cérebro se dá  cerca de 20 minutos após a refeição.
No dia seguinte, mexa-se! Aumente o seu gasto calórico fazendo uma caminhada. Quem sabe caminhar em um parque ou aproveitar a orla da nossa cidade!
Se está em uma dieta de emagrecimento e exagerou, tranquilize-se. Exagerar na alimentação não deve te desestimular. Todas as pessoas abusam da alimentação, até as que estão dentro do peso adequado. O que as diferencia das pessoas com excesso de peso é a frequência com que esses excessos acontecem. No entanto,  controle-se para que o abuso não seja diário. A alimentação saudável não se resume a uma única refeição.
Divirtam-se e Boas festas!!