“Muito Além do Peso”: Documentário sobre obesidade infantil que mostra números alarmantes

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

“Muito Além do Peso”: Documentário sobre obesidade infantil que mostra números alarmantes

fevereiro 15, 2013 Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
Obesidade infantil

“Muito Além do Peso”, é um documentário brasileiro dirigido por Estela Renner, sobre obesidade infantil. Se você ainda não viu, veja agora!

Os números mostrados no filme são chocantes: 56% das crianças brasileiras com menos de um ano de idade tomam refrigerantes. Um terço das crianças está acima do peso ou obesa. Já temos uma geração de crianças condenadas a morrer cedo ou ter problemas de saúde por toda a vida.

Especialistas culpam a propaganda de refrigerantes, salgadinhos e “fast food” na TV, a falta de uma política de educação alimentar nas escolas e a ignorância de muitos pais.

Publicitários contra-atacam: no filme, um deles diz que é errado privar as crianças da propaganda a que elas, enquanto consumidoras, têm direito.

Não posso concordar com isso. É óbvio que uma criança não tem discernimento para saber se aquilo que está sendo anunciado na TV é bom ou ruim para a saúde. Pessoalmente, sou a favor da proibição de comerciais para o público infantil. Se as empresas querem vender produtos para crianças, que anunciem para os pais, e não para as crianças.

Mas acredito, também, que os pais têm muita culpa nesse cenário triste da obesidade infantil. Se os filhos não ficassem largados na frente da TV o dia todo, anestesiados, sem brincar ou fazer esportes, a realidade poderia ser outra.

Fonte: Folha de São Paulo (André Barcinski 15-02-2013)

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403