A importância de se dar apoio à mulher que quer amamentar

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

A importância de se dar apoio à mulher que quer amamentar

maio 8, 2013 Alimentação na Infância Alimentação Saudável Amamentação 0

 

É PRECISO APRENDER A AMAMENTAR… 
Mesmo sendo algo fisiológico, nem toda mulher consegue amamentar seu filho de forma instintiva. Apesar de muitas saberem da importância da amamentação para o crescimento e desenvolvimento da criança, também desconhecem questões simples sobre a prática da amamentação, como técnica de sucção, cuidados e preparo da mama, papel da sucção na produção e liberação do leite e até mesmo benefícios do aleitamento materno para a mãe.
 
 

Embora a maioria dos profissionais de saúde afirme ser favorável ao aleitamento materno, nem sempre se pode contar com o apoio deles. Muitos desses profissionais, de forma automática, passam uma receita de bolo como se todas as mulheres fossem iguais. E quando a mulher apresenta problemas como bico rachado, mastite, dor e pouco leite, a primeira recomendação é entrar com o complemento ou o desmame. Eu mesma já vivi isto.

 
Veja esse vídeo:  fórmula fix

O apoio da família e de grupos de apoio pró-amamentação pode encorajar e incentivar a mãe a dar continuidade à amamentação. De acordo com a OMS, tem sido demonstrado que leigos treinados em amamentação podem ser mais capazes de fornecer ajuda individual frequente para as gestantes e mães, no intuito de aumentar sua autoconfiança e superar adversidades, do que o próprio serviço de saúde formal.

É claro que amamentar implica em comprometimento, dedicação total,  limitação de liberdade e muitas vezes dor.  O importante é que a mãe entenda que é possível (salvo em raras exceções) amamentar e ter consciência que fazendo isto está oferecendo o que há de melhor para seu filho.
O leite materno é o alimento ideal para o bebê, por conter substâncias de defesa que não estão presentes em nenhum outro leite. Além de conter todos os nutrientes necessários de forma equilibrada e completa, ele é de fácil digestão e está sempre disponível, limpo, pronto e na temperatura certa para seu bebê. Sem falar da importância para as relações afetivas entre mãe e filho!
 
Algumas das vantagens da amamentação:
  • A Organização Mundial da Saúde relata que o risco de morte por doenças infecciosas entre crianças menores de dois anos não amamentadas é seis vezes maior.
  • A AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS aponta outra possível proteção do leite materno contra síndrome da morte súbita, diabetes mellitus, doença de Crohn, colite ulcerativa, linfomas, doenças alérgicas  além de otimizar o desenvolvimento neurológico da criança. 
  •  De acordo com a UNICEF e o Ministério da Saúde, estudos apontam que bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento cognitivo: 
  • Um estudo realizado com 1.130 crianças em idade pré-escolar, concluiu que a percentagem de mordida cruzada foi menor em crianças amamentadas em relação às que foram alimentadas com mamadeira.

 

 Além dos benefícios para o bebê, amamentar também oferece vantagens para a mãe. Entre elas podemos destacar:

 

  • Economia no custo familiar, já que não há o gasto de compra de leites e fórmulas para o bebê.
  • Perda mais rápida de peso pós-parto da mãe.
  • Menor sangramento da mãe após o parto (o útero voltar mais rapidamente ao tamanho normal, causando diminuição do sangramento e prevenindo a anemia materna).
  • Menor risco de câncer de mama e ovários (estudos em populações demonstraram que quanto mais a mulher amamenta e quanto maior for o tempo de amamentação, menor o risco de câncer de mama e ovários).
  • Menor incidência de diabetes (conforme estudo realizado em Harvard, cada ano de amamentação reduz o risco de diabetes tipo II na mãe em 15%). 
 
 
 
 
Grupo de apoio Amigas do Peito – Rio de Janeiro
 
 
Fonte: Melcarne, C G.  Perfil dos usuários do disque amamentação do grupo de mães amigas do peito. Rio de janeiro, 2010.