Atenção, beber suco de fruta pode aumentar o risco para diabetes tipo 2

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Atenção, beber suco de fruta pode aumentar o risco para diabetes tipo 2

outubro 16, 2013 Alimentação Saudável 0
Um novo estudo conduzido pela Harvard School of Public Health ( HSPH ) declara que
comer frutas inteira, especialmente blueberries , uvas e maçãs está associado de forma significativa ao um menor risco de diabetes tipo 2.
O estudo foi publicado on line no dia 29 de agosto de 2013 no British Medical Journal (BMJ), e seus resultados apontaram que as pessoas que comeram pelo menos duas porções por semana de frutas inteiras, especialmente amoras, uvas e maçãs, reduziram seu risco de diabetes tipo 2 em até 23% em comparação com aqueles que comiam menos de uma porção por mês, entretanto essa recomendação não é valida para os sucos de frutas,  que de acordo com o estudo pode aumentar em até 21%  o risco de desenvolver diabetes tipo 2  em pessoas que consomem uma ou mais porções de suco de frutas por dia. 
Diferente das frutas inteira que são ricas em fibras, os sucos de frutas tem um alto índice glicêmico. E esse é um fator importante para determinar sua associação para o risco de diabetes tipo 2.
O índice  glicêmico é basicamente  a velocidade em que certos alimentos levam para elevar os níveis de açúcar no sangue após a ingestão de uma carboidrato. 
O ideal é que se consuma alimentos de baixo índice glicêmico que  em geral são os alimentos integrais, pois suas fibras, “atrapalham” a absorção imediata da glicose fazendo com que ela entre na corrente sanguínea mais lentamente e evite picos de insulina.
Estes picos, a longo prazo, podem levar ao aumento de peso, diabetes tipo 2, e outros problemas de saúde. 
Frutas e vegetais consumidos com suas cascas, arroz, pão e massas integrais são bons exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico.


Fruit consumption and risk of type 2 diabetes: results from three prospective longitudinal cohort studies,“ Isao Muraki, Fumiaki Imamura, JoAnn E. Manson, Frank B. Hu, Walter C. Willett, Rob van Dam, and Qi Sun, BMJ, online August 29, 2013


fonte: http://www.hsph.harvard.edu