Dextrose x Maltodextrina

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Dextrose x Maltodextrina

novembro 17, 2013 Alimentação no exercício físico Saúde e Comportamento Suplementos. 0
Antes de qualquer coisa é importante explicar sobre o que é o índice glicêmico. 
Assim como as proteínas são “quebradas” em aminoácidos no processo digestivo, os carboidratos também sofrem “quebras” até que se torne simples o suficiente para serem digeridos. Quanto mais simples estes carboidratos forem, mais facilmente eles serão digeridos e mais rapidamente a glicose irá se elevar na corrente sanguínea.  A velocidade com que cada tipo de carboidrato eleva a glicose sanguínea durante a digestão é classificada por um mecanismo denominado índice glicêmico. Quanto mais rápido se elevar a glicose sanguínea, maior é o índice glicêmico do carboidrato e vice versa.
A dextrose, também conhecida como glicose, é um carboidrato simples (monossacarídeo) encontrado nas frutas e em produtos industrializados. Por ter um alto índice glicêmico, sua absorção é rápida promovendo um pico de insulina e acarretando um aumento rápido de glicose no sangue.
E qual é o suplemento mais eficiente na atividade física para desenvolvimento de músculos?  se seu objetivo é repor rapidamente as reservas de energia muscular e hepática para que seu organismo não utilize as proteínas como fonte de energia, fazendo com que elas deixem de exercer suas funções de construção dos tecidos musculares (hipertrofia), o indicado é consumir a dextrose imediatamente após o treino. 
Já a maltodextrina, por ser um carboidrato complexo (polissacarídeo), tem uma absorção um pouco mais lenta, entretanto, no pós treino,  a maltodextrina se comporta de maneira semelhante ao da dextrose na elevação da glicemia sanguínea. Seu uso também é indicado 15 minutos antes do treino com o objetivo de evitar uma queda da glicemia em indivíduos suscetíveis durante a atividade física. 
Conclusão: Muitos estudos demonstram que glicose, sacarose e maltodextrina parecem ser igualmente efetivos em melhorar a performance. Fale com seu nutricionista para uma prescrição mais individualizada.


Fonte: http://www.cdof.com.br/nutri8.htm