MARGARINA OU MANTEIGA. QUAL A MELHOR PARA A SAÚDE?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

MARGARINA OU MANTEIGA. QUAL A MELHOR PARA A SAÚDE?

dezembro 29, 2013 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento 0
Muita gente acha que a margarina é mais saudável que a manteiga. O apelo da mídia está aí todos os dias, exaltando os benefícios das margarinas. Mas voltando  a questão, qual é o melhor para a saúde?


A manteiga, que há muito tempo é usada pela humanidade e a principio é produzida artesanalmente, é o resultado  da batedura da nata do leite até a separação da parte liquida da sólida. Por ser 100% gordura animal, possui alto teor de gordura saturada e é produzida sem a necessidade de aditivos químicos.
Embora as gorduras saturadas estejam relacionadas à inflamação e aumento do LDL colesterol (colesterol ruim), a Sociedade Brasileira de Cardiologia alega que a relação do consumo de manteiga e o aumento de colesterol são controversos e que, dentro das recomendações de gordura saturada, a manteiga pode fazer parte de uma dieta saudável.
Já a margarina é uma invenção dos tempos modernos. Foi criada em 1869 como um substituto barato da manteiga para o exército e as classes sociais mais baixas. Além de possuir em sua composição grandes quantidades de aditivos, corantes e estabilizantes, por ser produzida a partir de óleos vegetais naturalmente líquidos, ela passa por um processo de hidrogenação para atingir sua consistência cremosa.  Nesse processo de hidrogenação, também é produzido um tipo de gordura denominada trans, muito nociva à saúde.
Com a demonização da gordura trans, as indústrias alimentícias criaram uma nova fórmula para as margarinas substituindo a gordura hidrogenada/trans pelas gorduras interesterificadas.
As gorduras interesterificadas são obtidas a partir de mistura de óleo vegetal hidrogenado e óleos vegetais líquidos. Esse processo tem como vantagem o fato de não levar à formação de  gorduras trans, por isso diversos fabricantes começaram a substituir a gordura hidrogenada pela gordura interesterificada. O problema é que estudos recentes tem demonstrado que essa gordura também é danosa à saúde, pois está relacionada ao aumento dos níveis de glicose no sangue e diabetes e diminuição do HDL colesterol (bom colesterol).
Com todas estas informações fica claro que, entre uma e outra, o melhor é optar pela manteiga, que é um alimento natural, produzido sem a necessidade de aditivos e bem menos nociva que as margarinas.

Veja também neste site:
fonte:
http://www.anvisa.gov.br/alimentos/gordura_trans.pdf
HISSANAGA, Vanessa Martins; PROENCA, Rossana Pacheco da Costa  and  BLOCK, Jane Mara. Ácidos graxostrans em produtos alimentícios brasileiros: uma revisão sobre aspectos relacionados à saúde e à rotulagem nutricional. Rev. Nutr. [online]. 2012, vol.25, n.4, pp. 517-530. ISSN 1415-5273.