O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SUPLEMENTAÇÃO DE COLÁGENO

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SUPLEMENTAÇÃO DE COLÁGENO

janeiro 23, 2014 Alimentação na terceira idade Alimentação no exercício físico Emagrecimento Nutrição Estética Saúde na mídia Suplementos. 0
Colágeno é  a principal e a mais abundante proteína estrutural encontrada no corpo (pele, ossos e tendões),  é formada basicamente pelos aminoácidos glicina, prolina e lisina. e está relacionada com a  firmeza da pele entre outras funções.
A partir dos 30 anos, nosso corpo passa a perder 1% de colágeno ao ano. À medida que o colágeno vai se desgastando ele tem que ser substituído, e a capacidade das células responsáveis (fibroblastos) em sintetizar colágeno em quantidade e qualidade,  com o envelhecimento também diminui.  
Além disso, o desgaste deste colágeno pode ser acelerado por radicais livres, exposição excessiva ao sol, poluição, tabagismo, uso de álcool e estresse.  Uma má alimentação com carência de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes também afetam a produção de colágeno.
Hoje em dia, nas prateleiras dos mercados, existe uma variedade de suplementos à base de colágeno com a promessa de melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo e fortalecimento das unhas, mas será que esses suplementos de colágeno funcionam mesmo?

Se considerarmos os livros de bioquímica  a coisa fica sem sentido, simplesmente porque quando ingerimos proteínas elas são quebradas em porções menores (aminoácidos) e estas são absorvidas pelo intestino e encaminhadas  para serem utilizadas conforme a necessidade do nosso organismo, levando em conta que nosso corpo sempre priorizará os órgãos vitais (coração, fígado, rins, pulmões etc). Numa situação de inanição, por exemplo, parte do colágeno da pele e de outros tecidos conjuntivos são degradados  para fornecer aminoácidos para a síntese de energia. Ou seja, tomar colágeno não fará que este colágeno seja utilizado para produção de mais colágeno.
Entretanto, alguns estudos apontam que o consumo do suplemento de colágeno hidrolisado, associado  a  cofatores (vitamina C, silício,  etc). pode beneficiar a produção de colágeno. **
Porém, para que isto de fato aconteça, é fundamental que seu corpo esteja saudável e que haja suprimento de aminoácidos, vitaminas e minerais suficiente para que produção de síntese do colágeno se realize. 
 Em resumo, se você faz uso de suplementos de colágeno, lembre-se que uma boa hidratação e uma alimentação variada e colorida com proteínas de boa qualidade, vitaminas e minerais certamente lhe fornecerá substratos suficientes para que seu organismo seja estimulado para produção de colágeno e você consiga obter os resultados prometidos pelos fornecedores destes suplementos.  
Procure sempre um nutricionista para uma melhor orientação.



**Schneider, Aline Petter Nutrição estética, Editora Atheneu, 2009
**Pujol, Ana Paula Pelágio. Nutrição aplicada à estética, Editora Rubio, 2011