VOCÊ SABE O QUE É UMA DIETA DETOX?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

VOCÊ SABE O QUE É UMA DIETA DETOX?

janeiro 14, 2014 Alimentação Funcional Alimentação Saudável Nutrição Estética Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
A dieta DETOX ou detoxification, ao contrário do que se pensa, não é uma dieta para se perder peso. Nesta dieta, a ingestão total de alimentos não é mensurada. Sua única finalidade, como o próprio nome sugere, é promover uma desintoxicação. Isso mesmo, a DETOX nada mais é que um cardápio elaborado para ajudar seu corpo a eliminar as toxinas e a se nutrir.

E como se consegue isso?
As toxinas são eliminadas pelo nosso organismo através das fezes, urina e suor, ou podem ser reabsorvidas e recircular em nosso organismo. Embora o corpo tenha mecanismos para promover a desintoxicação sozinho, a retirada de alguns alimentos e o consumo de outros podem ajuda nesta tarefa.

Os órgãos em foco: fígado,rins e cólon
O fígado, rins e o cólon são os 3 órgãos que estão em foco na detox.  O fígado por atuar como um filtro evitando que substâncias tóxicas contidas nos alimentos passem para corrente sanguínea.
Os rins por estarem constantemente filtrando o sangue de toxinas na forma de urina.
E o cólon por seu papel em eliminar substâncias toxicas através das fezes, antes que possam fazer qualquer dano ao organismo.

E o que são essas substâncias toxicas?
São os aditivos químicos, pesticidas, agrotóxicos, metais pesados, entre outros presentes no nosso dia a dia.

Quanto tempo dura a uma DETOX?
Essa dieta pode durar de 1 a 7 dias, isso vai depender do tipo da dieta e da particularidade de cada um.

Quais os benefícios?
Os principais benefícios são: eliminação da retenção hídrica, diminuição de gases e fermentação intestinal, aumento do transito intestinal, melhora da celulite e muitas vezes a perda de peso.

Quais os alimentos permitidos?
São permitido as frutas orgânicas, hortaliças orgânicas, grãos, sementes  e leguminosas, óleos naturais (coco, oliva, gergelim), ervas e condimentos, água e chás.

Quais os alimentos evitados?
Os alimentos a serem evitados neste período são todos os alimentos industrializados/processados, carnes, lactose, açúcar, fritura, cafeína e trigo ou alimentos que contenham glúten.

Porque evitar o glúten?
A presença do glúten na alimentação diminui o trânsito intestinal e dificulta absorção de alguns nutrientes. Além disso, várias pessoas, mesmo sem perceber, apresentam intolerância/alergia a essa proteína.

Porque retirar a lactose?
A medida que envelhecemos, as enzimas  que digerem a lactose diminuem, sendo assim, a digestão de produtos que contenham lactose torna-se mais difícil. Caindo no mesma questão do glúten, a caseína, proteína do leite, também tem um grande potencial alergênico.

Porque retirar a cafeína?
A cafeína atua sobre o sistema nervoso centrar estimulando a produção de adrenalina e nos deixando mais agitados e estressados. Tal como ocorre com algumas drogas, o organismo torna-se dependente desta substância e seu funcionamento normal esta sujeito ao seu consumo diário.

A dieta se resume somente na alimentação?
Não. deve-se preconizar a atividade física moderada e constante, por melhorar a circulação do sangue e linfa e a função imunológica. 
Também deve-se estimular a prática de meditação/relaxamento, pois o estresse pode prejudicar os mecanismos de desintoxicação do corpo e levar a doenças digestivas e comprometimento da imunidade , entre outros problemas.

ATENÇÃO, a detoxificação  não deve ser feita sem o acompanhamento de um nutricionista, feita de forma errada pode acarretar em prejuízos a saúde. Consulte o seu nutricionista!




Veja também nesse site: DETOX no combate da celulite
fontes:
Henrique, Andrea. Detox. Programa para desintoxicar seu organismo em 7 dias.