10 dicas preciosas para não correr o risco de comprar carne estragada

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

10 dicas preciosas para não correr o risco de comprar carne estragada

fevereiro 4, 2014 Dicas ao Consumidor Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
É bem verdade que nas últimas semanas, supermercados que para mim estavam livres de qualquer suspeita foram notificados e multados por venderem carnes estragadas! 
E ai você se pergunta: em quem confiar? 
Mas com alguns cuidados e atenção, você pode comprar carnes saudáveis e usufruir de todos os seus benefícios. Veja as dicas abaixo:

10 dicas preciosas para não correr o risco de comprar carne estragada

  1. Observe sempre as condições de higiene do açougue ou supermercado.
  2. Observe a luz do balcão frigorífero. É ilegal iluminar a carne com luz vermelha, porque muda sua cor fazendo parecer mais nova.
  3. Observe a cor da carne. A carne de boi estragada tem coloração esverdeada e cheiro forte, mas atenção se a cor da carne estiver vermelho vivo, pois significa que a ela foi adicionado sulfito de sódio, que disfarça sua má qualidade.
  4. Pelancas e sebos não podem ultrapassar 10% do peso total da carne.
  5. As carnes têm que ser vendidas com a identificação da origem, etiqueta-lacre,contendo o número do Serviço de Inspeção, nome do frigorífico e origem, data de embalagem e de validade, sexo e tipo de animal.
  6. As carnes congeladas devem ser mantidas em refrigerador, freezer ou balcão frigorífico. Observe se há água  no chão e cristais de gelo na embalagem. Isso significa que o frigorífero foi desligado à noite.
  7. A carne sempre deve ser moída à vista do consumidor.
  8. Alimentos embalados a vácuo são aqueles em que todo o ar é retirado. Se você notar, dentro da embalagem, líquido, manchas esverdeadas ou se o produto estiver solto nos pacotes, não o compre.
  9. Bolinhas brancas na carne de porco indicam a presença de parasitas, muito nocivos à saúde.
  10. Ao escolher peixes, observe se a pele está firme, úmida e sem manchas. Os olhos devem ser brilhantes e salientes. As escamas, brilhantes, unidas e presas à pele. As brânquias (guelras) podem variar do rosa ao vermelho intenso, mas devem ser brilhantes e sem viscosidade.
Atenção. Se perceber falha do fornecedor, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária. 

fonte: Cartilha de alimentos. disponível em: http://www.proteste.org.br/