Emagrecer sem perder peso

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Emagrecer sem perder peso

março 21, 2014 Alimentação no exercício físico Alimentação Saudável Emagrecimento 0
emagrecer

Você cumpriu o plano alimentar direitinho, malhou, suplementou e quando voltou para consulta do nutricionista, surpresa! Você não perdeu peso!

Mas como pode? Suas roupas estão mais largas e todo mundo diz que seu rosto está mais fino e que está mais magro. O que aconteceu?

O fato é que trocou gordura por músculos, e isso é que realmente importa quando o objetivo é saúde.

Mas porque as roupas estão folgadas?
Isto acontece porque as fibras musculares tem menos volume que as gorduras. Imagine 1 quilo de algodão e 1 quilo de chumbo. Os dois tem o mesmo peso, mas com certeza o algodão irá ocupar um espaço bem maior que o quilo de chumbo. Entendeu?

É comum quando se trabalha com o foco em hipertrofia, as pessoas não perderem peso ou até mesmo engordar, é um grande erro usar a balança como o único parâmetro para medir os resultados.


Como eu avalio essa perda de gordura?
Bom, pode ser avaliado de varias formas, mas alguns profissionais, assim como eu, trabalham com a balança de bioimpedância. A balança faz uma avaliação da composição corporal precisa através de uma corrente elétrica imperceptível por nós.  A corrente passa rapidamente pelos tecidos magros, que tem mais água e eletrólitos, e mais lenta pelos tecidos de gorduras Desta forma podem-se obter os valores da gordura corporal, massa muscular, hidratação, massa óssea, entre outros parâmetros.

Pessoas magras podem ter percentual de gordura alto e vice versa?

Sim, existem pessoas magras que possuem um alto percentual de gordura. Imagine dois homens: um com 5% de gordura corporal e outro com 20% de gordura corporal. Imaginou? E se eu te disser que esses 2 homens, embora possuam biótipos diferentes apresentam o mesmo peso e a mesma altura? Isto é possível.



Mas qual é a vantagem em perder gordura, ganhar músculos e continuar com o mesmo peso?
O principal e mais importante fator vantajoso está relacionado à saúde. Pessoas com menos gordura corporal tem menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, dislipidemias, problemas relacionados às articulações entre outros.
Outro fator interessante é que pessoas com baixo percentual de gordura possuem uma taxa metabólica mais alta. Os músculos são como termogênicos fisiológicos. Já que um quilo de músculo consome cerca de 100 calorias/dia, e 1 quilo de gordura apenas 2 calorias/dia. Ou seja, quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar.  

Procure sempre um nutricionista para uma orientação individualizada. 

Nutricionista Christine Melcarne
CRN 11100403 

linktr.ee/melcarne.nutricao