Globo Repórter do dia 07/03/2014, “O Poder das Frutas”

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Globo Repórter do dia 07/03/2014, “O Poder das Frutas”

março 10, 2014 Alimentação Saudável Dicas ao Consumidor Emagrecimento Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
Quanto ao Globo Repórter do dia 07/03/2014, “O Poder das Frutas”, é interessante a interpretação das pessoas depois de uma matéria como esta. Estou ouvindo cada coisa! 
– Viu na sexta feira que beber muito suco de laranja faz bem?
– Bananas não engordam! O homem que apareceu na reportagem comia dúzias de bananas e era magrinho!
Bom, aqui estão algumas observações minhas sobre a reportagem:
 
Consumir frutas em forma de sucos não é uma boa escolha para a maioria das pessoas.
A fibra que você elimina ao preparar um suco é um componente importante para aumentar a saciedade, melhorar o trânsito intestinal, diminuir a glicemia e estimular o crescimento de boas bactérias no trato intestinal, entre outras coisas.
Outro importante papel da fibra é diminuir o índice glicêmico da fruta. Um estudo recente mostrou que, diferente das frutas inteira que são ricas em fibras, os sucos de frutas tem um alto índice glicêmico. E esse é um fator importante para determinar sua associação para o risco de diabetes tipo 2.
 
Suco de fruta engorda se não for contabilizado na dieta.
Quando você consome sucos, ingere uma maior quantidade de calorias, simplesmente porque se concentra uma maior quantidade de frutas em uma porção. Ao fazer um suco de laranja, por exemplo, você usa em torno de 3 laranjas. Levando em consideração que cada laranja contem cerca de 60 calorias, em um suco que provavelmente não saciará tanto quanto comer 3 laranjas com fibras, você terá 180 calorias. Se isto não for contabilizado na sua dieta você irá engordar!
Lembre-se que na reportagem o suco de laranja era oferecido para atletas que despendiam quase 1000 calorias a cada atividade física. Uma das estratégias para se evitar a desidratação e a fadiga em praticantes de exercício físico de longa duração é oferecer repositores hidroeletrolíticos ou isotônicos,  e ai, o suco se presta perfeitamente. Mas se você passar a consumir 1 litro de suco por dia e não usar estas calorias adicionais vai engordar!
 
Banana engorda!
Comprovadamente banana tem calorias. Basta você procurar em qualquer tabela nutricional disponível na internet (sugiro a TACO) e verá que bananas têm calorias.  Uma banana prata média possui cerca de 60 calorias.
 
Se você optar em comer somente frutas, certamente terá deficiências nutricionais.
As frutas são alimentos maravilhosos, ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes.  A recomendação é que se consumam 3 a 4 porções de frutas por dia. Mas só consumir frutas (como no caso da dieta Frugívora) não supre todas as necessidades de vitaminas, minerais, proteínas e gorduras necessárias para um corpo saudável. Por isso atenção: a nossa alimentação deve ser equilibrada, balanceada e diversificada.
 
 

A mídia expõe o assunto como verdade absoluta. Associa informações técnicas com relatos pessoais soltos que confundem as pessoas pois requerem muito cuidado na interpretação. Procure sempre um profissional da área para esclarecer suas dúvidas e obter uma orientação individualizada.

 
 
 
 
Outros posts que podem te interessar:

Frutose, o que você precisa saber.

 
Fontes:
 
Fruit consumption and risk of type 2 diabetes: results from three prospective longitudinal cohort studies,“ Isao Muraki, Fumiaki Imamura, JoAnn E. Manson, Frank B. Hu, Walter C. Willett, Rob van Dam, and Qi Sun, BMJ, online August 29, 2013
 
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO 4ª edição revisada e ampliada 
disponivel em: http://www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela