Alimentação Ayurveda, saiba do que se trata

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Alimentação Ayurveda, saiba do que se trata

abril 7, 2014 Alimentação Ayurveda Alimentação Funcional Alimentação Saudável Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
Bom, eu agora posso dizer que também vi o programa da Bella Gil e gostei muito. Linda e bem articulada, a menina é chef e nutricionista. Formada nos EUA em Culinária Natural, filosofia Macrobiótica e Ayurveda ela dá boas dicas para quem almeja uma vida mais saudável baseada nos ensinamentos Ayurvédicos. Mas muitos ainda não sabem bem o que é a alimentação Ayurvédica e do que ela trata. Para desvendar algo que pode parecer místico,  resolvi postar sobre este assunto da forma mais simples e sintética possível.
A medicina Ayurvédica é uma medicina reconhecida pela (OMS) Organização Mundial de Saúde. Trata-se de um Sistema tradicional de Saúde, desenvolvido pelos antigos Sábios da Índia e praticado há mais de 5 mil anos. É a medicina oficial da Índia e vem sendo expandida para muitos outros países.
Ela é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram à base para a medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
Literalmente, “Ayur” significa vida e “veda” significa conhecimento. Ayurveda é a ciência da vida.
No Brasil, a medicina Ayurveda começou a ser implantada em 1985, por força de  um convênio do Instituto Nacional de Assistência e Previdência Social ( antigo INAMPS) e do Ministério da saúde com o Instituto de Ciência e Tecnologia Maharishi. O projeto foi liderado pelo mestre indiano mundialmente famoso, Maharishi Mahesh Yogi.  


De acordo com a medicina Ayurveda, os alimentos (ervas, especiarias, fruta, grãos e legumes)  têm propriedades terapêuticas que estão ligadas aos sabores e combinações, e saber utiliza-los de maneira correta é essencial para alcançarmos todo o potencial curativo deles. É necessário também que se adote um estilo de vida que inclua uma rotina de yoga, pranayamas (técnica de controle da energia vital realizada através da função respiratória), oleações corporais e observação das atitudes, já que o nosso corpo nasceu para ser saudável e nossas células mantêm esta saúde se lhes oferecermos alimentos e tratamento adequados. 

Nutricionista Christine Melcarne
CRN 11100403 

linktr.ee/melcarne.nutricao
Fonte:
Pires, Laura. O Sabor da harmonia: receitas ayurvérdicas para o bem estar – Rio de Janeiro; Rocco, 2013
http://www.belagil.com/blog/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayurveda
http://www.ayurveda.com.br/ayurveda/home/default.asp?cod=232&cat=214