Carboidratos são vilões em uma dieta saudável?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Carboidratos são vilões em uma dieta saudável?

maio 28, 2018 Alimentação Saudável Carboidratos Dieta Low Carb Dieta Páleo Dieta Paleolítica 0
carboidratos

No post anterior falei muito sobre carboidratos. Mas preciso deixar claro, os carboidratos não são vilões! Absolutamente não! O problema real é representado pelo tipo de carboidratos (açúcar e cereais processados) e as quantidades que consumimos.

Sobre os carboidratos na Dieta Páleo

A Dieta Páleo não restringe carboidratos, mesmo porque vegetais e frutas são excelentes fontes desse macronutriente, no entanto, a eliminação de farináceos e açúcares reduz significativamente suas quantidades na dieta, e o aumento natural do consumo de alimentos ricos em fibras e gorduras boas provê a saciedade, ou seja, você naturalmente come menos. Trata-se de uma restrição calórica involuntária pela redução da fome.

Se seu objetivo é  perda de peso, essa redução pode significar consumir até 20 gramas de carboidratos por dia. O que seria uma dieta um tanto radical para meu gosto.
Mas só a título de conhecimento, você tem alguma idéia exatamente o que representam 20 gramas de carboidratos numa Dieta Páleo comparada a uma dieta moderna? 

Como sempre, uma imagem vale mais que mil palavras: abaixo está uma figura que representa 20 gramas de carboidratos em uma Dieta Páleo e 20 gramas de carboidratos em uma dieta sem restrições de farinha.

carboidratos
Na sua opinião, qual é o prato mais satisfatório e mais nutritivo?

A dificuldade de mudar hábitos
A minha intenção com este blog é somente de ajudar as pessoas a alcançarem uma melhor qualidade de vida com base em suas escolhas.
Eu sei o quão difícil é mudar hábitos alimentares  e vou te contar um segredo, eu nunca fui um nutricionista “drástica”, sei bem que toda restrição gera obsessão, e é por isso  eu nunca uso a palavra “proibir”,  prefiro usar “reduzir”. Estou plenamente consciente de que comer é muito mais que nutrir-se, envolve prazer, emoções, relacionamentos, memórias, cultura, religião …. Bem, eu vivo na Itália e amo a gastronomia daqui com suas pizzas e massas maravilhosas!

O importante é não deixar que as exceções se tornem regra. 
Minha sugestão é que você comece pouco a pouco, consciente das suas escolhas, optando por “comida de verdade”,  o que não significa que você não possa eventualmente cometer alguns abusos alimentares. Saiba que abusar faz parte do processo e todo mundo faz, até mesmo os que estão dentro do peso adequado, o que os diferenciam das pessoas com excesso de peso é a frequência com que esses abusos ocorrem.
A dica é simples, controle-se para que o abuso não seja diário. Deixe para os dias especiais (comemorações, aniversários, feriados) a liberdade de poder ingerir os alimentos que não fazem parte da sua rotina. E não se preocupe, ainda assim você terá benefícios. O mais importante é não desistir do seu objetivo.

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403