Dieta Paleo, o que é exatamente?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Dieta Paleo, o que é exatamente?

maio 14, 2018 Dieta Páleo Dieta Paleolítica Saúde e Comportamento 0
dieta páleo

Na minha prática clínica, era comum prescrever dietas com proporções de carboidratos, proteínas e gorduras diferentes daquelas recomendadas pela pirâmide alimentar tradicional, que pode chegar a 65% da dieta diária total em carboidratos. Era instintivo para mim reduzir porções de alimentos como pão, macarrão e farinha, já que esses alimentos fornecem principalmente energia. Eu enfatizava a importância de cozinhar refeições coloridas e variadas, e usava a expressão “comida de verdade” sem saber que estava seguindo os princípios da Dieta Paleo.

Quando comecei a ler mais sobre essa dieta, rapidamente me identifiquei. No entanto, a Dieta Paleo é mais do que uma dieta, é um estilo de vida que consiste em comer de forma genuína e natural.

E o que é exatamente a Dieta Paleo?

Esta é uma alimentação baseada na dieta dos nossos ancestrais paleolíticos, também conhecidos como “caçadores-coletores”. Na dieta paleo, a comida é sempre “comida de verdade”, proveniente da natureza para o seu prato, e o objetivo é nutrir-se de forma natural e saudável. Nessa dieta, os carboidratos são provenientes principalmente de vegetais e frutas, enquanto a carne, com suas gorduras naturais, é uma fonte importante de nutrientes e deve ser incluída regularmente na alimentação.

Uma dieta que deve ser adaptada aos nossos tempos

Certamente, a tecnologia moderna torna quase impossível replicar as condições precisas do estilo de vida paleolítico, uma vez que os animais consumidos eram selvagens e não eram alimentados com ração, as frutas e legumes eram livres de pesticidas e não havia modificação genética. Naquela época, a sobrevivência girava em torno da busca por alimento, proteção contra perigos e a busca por abrigo para descansar.Embora não seja possível recriar esse estilo de vida atualmente, o objetivo é se aproximar o máximo possível desse conceito, gradualmente, levando em consideração que não existem regras sem exceções. O importante é buscar a melhor saúde e felicidade possíveis!

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403