Gases intestinais e distensão abdominal, saiba o que fazer

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Gases intestinais e distensão abdominal, saiba o que fazer

outubro 19, 2020 Distensão Abdominal Gases Intestinais Intestino 0

Todo mundo produz gases intestinais regularmente, e isso é totalmente fisiológico. Eles são o resultados do processo da nossa digestão onde acontece a fermentação dos alimentos que digerimos pelas nossas bactérias intestinais.

Parte dessa produção de gases é absorvida pelo próprio organismo e parte é eliminada sem grandes dificuldades. Mas quando esses gases se tornam excessivos e dolorosos, o que fazer?

Antes de mais nada observe a forma como você mastiga e engole o alimento. Alguns hábitos comportamentais podem facilitar a entrada de ar no estômago. O ar engolido e não eructado (arrotos) extravasa para o intestino delgado onde é parcialmente absorvido, e o restante é transportado para o intestino grosso onde é eliminado através do ânus, na forma de flatos.

Então vamos para as orientações:

1- Evite comer e falar ao mesmo tempo ou comer rapidamente sem mastigar bem os alimentos.

2- Evite beber grandes quantidades de liquido junto à refeição.

3- Evite mascar chicletes e beber com canudinho.

4- Pesquise se você têm alguma intolerância alimentar e/ou sensibilidades. A deficiência de algumas enzimas, como por exemplo a lactase (enzima que tem como função a quebra do carboidrato do leite – lactose), atrapalha a digestão fazendo com que haja um aumento na fermentação do alimento não digerido pelas bactérias intestinais.

5- Cuide do seu intestino. Varie a sua alimentação e consuma prebióticos e probióticos para ter uma microbiota saudável.

6- Se você é obeso, procure ajuda para emagrecer. A obesidade além de ser fator de risco para diversar doenças também é um fator que predispõe à flatulência.

7- Algumas pessoas apresentam desconforto com o consumo de alcool, laticínios, com o excesso de frutas, excesso de fibras/amido resistentes (carboidratos não digeríveis e que sofrem fermentação pelas bactérias) e alimentos que são mais fermentáveis como os feijões, e os vegetais ricos em enxofre como o repolho, couve-flor, brócolis, entre outros. Minha dica é que você anote todos os dias os alimentos consumidos nesse dia e se houve algum sintomas/sinais relacionados à eles. Faça isso por algumas semanas para identificar os alimentos que te causam gases.

8 – Pratique atividade física. O exercício fisico é fundamental no auxílio da eliminação de gases, evitando a sua retenção.

Curiosidade: Excesso de gases pode causar dores no peito e até falta de ar associados muitas vezes ao infarto. Isso acontece pelo compressão de alguns órgãos provocado pelo gases.

Ver também: Intestino e Imunidade

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403