O que é o exame de bioimpedância elétrica

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

O que é o exame de bioimpedância elétrica

novembro 27, 2021 Bioimpedância Gordura Corporal Hipertrofia Massa Muscular 0
bioimpedância

A bioimpedância é um exame simples e eficiente para medir a quantidade de gordura e músculos no corpo.

É um método moderno, não invasivo e fidedigno para mensurar com boa dose de precisão valores da gordura corporal, massa muscular, hidratação, massa óssea, estimativa da gordura visceral, idade metabólica, índice de sarcopenia, entre outros parâmetros.

Basicamente funciona assim: a corrente passa rapidamente pelos tecidos magros, que têm mais água e eletrólitos, e mais lenta​mente pelos tecidos de gorduras.

A balança que eu uso em meu consultório é uma tetrapolar (Tanita BC-601), que possui oito eletrodos que são conectados com a sola dos pés e as palmas das mãos e emitem uma corrente elétrica de baixa intensidade, inofensiva e imperceptível.

O interessante de uma balança tetrapolar é que esses eletrodos permitem a avaliação da composição corporal por segmento: membros superiores, inferiores e tronco. Essa análise segmentada da balança é especialmente útil para quem está monitorando o equilíbrio do lado esquerdo e direito do corpo ou tentando construir ou reabilitar uma parte específica dele.

Como deve ser feito o exame?

Para que o exame tenha o maior índice de assertividade possível é necessária uma preparação para dia do exame. Veja em que consiste:

1) Jejum de 4 horas (água e alimentos);
2) Não consumir bebida alcoólica 48 horas anteriores ao exame;
3) Não consumir medicamentos diuréticos nos 7 dias que antecedem o exame;
4) Não estar no período menstrual ou pré menstrual (3 dias que antecedem a menstruação e nos 3 primeiros dias do fluxo menstrual);
5) Não passar cremes ou óleos nas mãos e pés;
6) No momento do exame retirar adornos (brincos, anéis, pulseiras, etc).
7) Não realizar atividade física nas 8 horas que antecedem o exame.
8) Urinar nos 30 minutos que antecedem o exame.
Atenção: O exame não é recomendado para usuários de Marcapasso.

No momento do exame deve-se estar com os pés nus e as solas dos pés limpas antes de pisar na plataforma da balança pois não é possível obter uma leitura precisa se as solas dos pés estiverem sujas.

Deve também se certificar de que os calcanhares estejam devidamente alinhados com os eletrodos na plataforma de medição. Não se preocupe se seus pés forem aparentemente grandes demais para a unidade: você ainda pode obter leituras precisas, mesmo com os dedos saindo da plataforma.

bioimpedância

Após a pesagem, os resultados são colocados utilizando um software e disponibilizados para o paciente.

bioimpedância
bioimpedância
bioimpedância

OS PRINCIPAIS PARAMETROS

Gordura corporal

A porcentagem de gordura corporal é a proporção da gordura em relação ao peso corporal total.

A gordura corporal é essencial para manter a temperatura corporal, amortecendo as articulações e protegendo os órgãos internos.

Muita gordura pode prejudicar sua saúde a longo prazo. Foi demonstrado que a redução dos níveis excessivos de gordura corporal reduz diretamente o risco de certas condições, como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

​Pouca gordura corporal pode levar à osteoporose nos anos posteriores, períodos irregulares nas mulheres e possível infertilidade. Por um longo período de tempo, isso pode levar a outros riscos à saúde, como a perda de massa óssea.

Portanto, é importante manter seus resultados de gordura corporal em faixas de gordura corporal saudáveis.

Massa muscular

A massa muscular inclui diversos tipos de músculo (músculos esqueléticos, músculos lisos, como os músculos cardíacos e digestivos, e a água contida nesses músculos).

Músculo esquelético está presente principalmente nos membros e corresponde a aproximadamente 56,6% da massa magra.

Os outros tipos de músculo são os que compõem órgãos como o coração (músculo cardíaco), intestino, aparelho, etc. (músculo liso) – presentes principalmente no tronco.

​​A massa magra corresponde a massa livre de gordura corporal e inclui todos os tecidos e resíduos livres de gorduras, incluindo água, músculos, ossos, tecidos conjuntivos e órgãos internos mais os lipídios essenciais (fosfolipídios) encontrados em membrana celular. 
Dessa forma a massa muscular está contida na massa magra.

Os músculos atuam como um motor no consumo de energia. Conforme sua massa muscular aumenta, a taxa na qual você queima energia (calorias) aumenta, o que acelera sua taxa metabólica basal (TMB) e ajuda a reduzir os níveis de excesso de gordura corporal e perder peso de forma saudável.

Um alto nível de massa muscular pode reduzir o risco de desenvolver diabetes na idade adulta. Mais músculo esquelético significa mais locais de receptor de insulina, que ajudam na captação e regulação da glicose (açúcar) depositada na corrente sanguínea após a alimentação. 80% da captação de glicose ocorre no músculo esquelético, portanto, quanto mais, mais fácil será para o corpo regular os níveis de insulina e minimizar o excesso de gordura.

Nos idosos, a massa muscular é particularmente importante para manter a mobilidade, apoiar as articulações e manter um bom equilíbrio, ajudando a minimizar o risco de quedas e fraturas. Um nível bom ou alto de massa muscular também está se tornando rapidamente reconhecido como um indicador chave de longevidade. O tecido muscular diminui naturalmente com a idade. Uma pessoa pode perder até 50% de sua massa muscular entre as idades de 20 e 90 – outra razão pela qual é importante manter os níveis de massa muscular dentro da faixa saudável em todas as fases da vida.

Se você gostou da leitura, não deixe de compartilhar o conteúdo.

Espero ver você mais vezes!

Um forte abraço,
Christine Melcarne

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403