Como emagrecer usando a sua Inteligência Emocional

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Como emagrecer usando a sua Inteligência Emocional

janeiro 8, 2022 coaching Emagrecimento Inteligência Emocional sabotadores da dieta 0
inteligência emocional para emagrecer

Inteligência emocional… uhhmm… para começar me responda essas perguntas rapidamente.

Quando você se vê diante de uma situação adversa de saúde, de dificuldade financeira, desvalorização profissional ou problemas com os familiares, como você reage?
(a) você mantém o estado de serenidade e confiança
(b) você sente profundamente triste e quer sumir  

Quando você explode
(a) você pensa duas vezes antes de explodir
(b) você explode facilmente e digo coisas que me arrependo depois

Qual é a emoção que predomina no seu dia a dia?
(a) Você sente gratidão, alegria, serenidade
(b) tristeza, raiva ou apatia?

Se sua resposta foi “b” em pelo menos uma das perguntas, talvez você precise trabalhar a sua inteligência emocional.

Mas o que é a inteligência emocional?
De acordo com este artigo publicado pelo escola Conquer, Inteligência Emocional é a “habilidade de um indivíduo em reconhecer suas próprias emoções e gerenciar suas respostas em sociedade”, ou seja, é levar inteligência para as nossas emoções, tornando o processo consciente e equilibrado.

A esta altura você deve estar se perguntando:
O QUE ISSO TEM A VER COM EMAGRECIMENTO? TUDO!

Quantas vezes você se prometeu que na semana seguinte começaria uma dieta ou uma atividade física e não conseguiu passar do segundo dia?

Não se trata somente de ter a informação certa sobre o que comer ou ter uma academia perto de casa. Algo acontece que você simplesmente desanima e desiste, não é assim?

A coisa é muito mais complexa, muitas vezes o ganho de peso esta relacionado a fatores comportamentais, emocionais e sociais,  problemas da vida moderna e emoções como ansiedade, estresse, culpa, carência, solidão e depressão dificultam e muito a mudança desejadas. Essas emoções provocam diversas reações como por exemplo comer ou beber compulsivamente. É ai que a Inteligência emocional entra como uma poderosa aliada.

Quem nunca usou aquela frase famosa depois de uma dia difícil:
HOJE EU MEREÇO COMER UM CHOCOLATE !!

Quando comemos usando a comida como algo compensador e não temos consciência de que estamos sendo movidos pela emoção, podemos criar um ciclo vicioso onde um pensamento gera um sentimento que gera um comportamento que gera um hábito, que neste caso e comer algo que provavelmente deveria ser exceção, o chocolate.

O primeiro passo é identificar o gatilho. Uma vez identificado o gatilho, fica mais fácil quebrar o ciclo vicioso.

Se pergunte: O que acontece alguns momentos antes deste estado que gera a vontade de comer aquele alimento específico? Qual o pensamento que te impulsiona a comer esse alimento? fome? tristeza? ansiedade?

inteligência emocional - tabela 1

Agora que o gatilho foi identificado, tenha um plano para parar com o hábito de comer um chocolate como recompensa.
Seu plano pode ser criar alguma recompensa que seja tão prazerosa quanto comer um chocolate. Por exemplo, conversar com um amigo querido, ou dar uma caminhada, substituir por algo que esteja dentro da sua dieta. É importante não ter o objeto de recompensa na sua casa.

Obviamente, alguns hábitos podem ser mais difíceis de mudar. Mas esse modelo é o ponto de partida. Uma vez que entende como a fórmula do habito atua, ganha a possibilidade de escolher que tipo de rotina quer ter.

Crie novos padrões comportamentais criando o hábito de agradecer assim que acorda e ao dormir.

inteligência emocional - tabela 2

Esse hábito simples pode literalmente mudar sua vida, fazendo com que você vibre em um universo farto. Toda vez que agradecemos aumentamos os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Obviamente não é algo que se consegue de um dia para noite. Deve ser construído ao longo do processo. Mas com certeza será algo que trará muitos benefícios na sua saúde e na sua vida como um todo.

Então, que tal introduzir esse novo hábito na sua vida?

Christine Melcarne é Nutricionista Clinica com formação em Coaching Nutricional

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403