Bolo de Aveia e Cacau

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Bolo de Aveia e Cacau

maio 4, 2011 Receitas 7
Olá pessoal,
Uma das receitas que costumo fazer quase todos os finais de semanas é esse bolo de aveia. É uma forma saudável e nutritiva de satisfazer o desejo de comer doces das minhas formiguinhas lá em casa. A receita é super rápida e fácil. Eu uso o multiprocessador, e em 5 minutos o bolo está no forno!! Mas quem não tem esse aparelho poderoso na sua cozinha, pode fazê-lo na batedeira ou mesmo a mão.
Ok, então segue a receita….
Bolo de Aveia e Cacau
(feito no multiprocessador)


Ingredientes para massa:
3 ovos (você pode usar 2 gemas e 3 claras)
3 colheres de sopa cheia de creme vegetal
3 xícaras de açúcar
1 xícara de leite desnatado
1 ½ xícara de aveia em flocos
1 ½  de farinha de trigo
½ xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento
Bata todos os ingredientes colocando-os na ordem acima em um multiprocessador deixando por último o fermento.
Coloque em forma redonda com o furo no meio untada e enfarinhada no forno médio por aproximadamente 30 minutos.
Só abra o forno quando você sentir o cheirinho.
Desenforme frio. Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Serve 20 porções
155,93 Kcal cada porção
Dica: a aveia é rica em fibra solúvel, principalmente a beta-glucana, essa fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo.  Mas os benefícios vão além disso. A aveia também ajuda no funcionamento do intestino, no controle da glicemia e ainda dá aquela sensação de saciedade!!
Não podemos nos esquecer do cacau!! Cheios de flavonóides!! Vários estudos apontam o efeito antioxidante que ele promove e de proteção cardiovascular. É tudo de bom!!

7 comentários

  1. Paula disse:

    Eu AMO essa receita!

  2. Adriana disse:

    Gente esse bolo dever ser maravilhoso! Vou seguir a receita.

    Achei bem interessante a informação postada sobre o cacau, pois conheço muitas pessoas, como eu, que são dependentes do Nescau e querem, de alguma forma, substituir esse alimento altamente calórico por algo saudável. Então ouvi dizer (não sei se é verdade) que existe cacau em pó com sabor de chocolate. Resta saber se o mesmo pode ser consumido diariamente.

  3. Gio70 disse:

    Adriana, posso confirmar… esse bolo é bom demais !!

  4. Gio70 disse:

    Alias, eu sou a formiguinha à qual a Chris se refere heheheheh

  5. Adriana, trocar o achocolatado por cacau pode ser uma boa opção, não por questões calóricas já que ambas possuem valores semelhantes (em torno de 70 kcal por 20g do produto, ou seja: 2 colheres de sopa), mas por uma questão nutricional.
    Além dos flavonóides que possuem propriedades cardioprotectoras e antioxidantes o cacau também é fonte de potássio e triptofano, ideal para você ter um boa noite de sono.
    O potássio é um mineral que, entre outros benefícios, induz a produção de dopamina, um neurotransmissor que regula o humor, e o triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, também um neurotransmissor que proporciona bem-estar e prazer.
    Então, acho que vale a pena a troca. beijos

  6. Anônimo disse:

    Oi Christine! Esse creme vegetal poderia ser a becel? Será que funciona? E vc já tentou substituir o açúcar por adoçante?
    Assim, podemos ampliar a margem de uso por aqueles com dislipidemia grave e com alterações nos níveis de glicemia e insulina plasmática!!! Amei a receita! Sylvia Bjs

  7. Oi Sylvia, o creme vegetal que eu uso é a Becel. Quanto a substituir por adoçante, eu nunca experimentei, mas acho que vale a pena tentar.
    bjsss

Os comentários estão fechados.