Para se ter bons ossos!

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Para se ter bons ossos!

maio 26, 2011 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento 0
Os ossos basicamente têm duas finalidades: fornecer a estrutura que nos permite ficar de pé e proteger nossos  delicados órgãos internos. Cerca de 90% da massa óssea adulta é adquirido até os 30 anos.
Sempre se ouviu falar da importância do cálcio para a proteção dos nossos ossos, ele é  encontrado abundantemente no leite e seus derivados, no entanto ele não esta sozinho nessa empreitada, a vitamina D também tem um papel importante, sendo fundamental na absorção do cálcio. Alimentos como leite, óleo de fígado de peixe, salmão, sardinha, atum e ovos são boas fontes desta vitamina que também pode ser ativada na presença do sol. É isso mesmo, meia hora de banho de sol de manhã cedinho, promove esse benéfico.
Outra vitamina em destaque é a vitamina K. Estudos recentes apontam a vitamina K como importante aliada na incorporação de cálcio à matriz óssea. Ela pode ser encontrada principalmente nos vegetais folhosos como alface, couve flor, espinafre, e repolho.
A proteína também tem seu papel na proteção óssea. Ela atua formando massa magra e músculos que protegem a estrutura óssea. 
A partir dos 30 anos começamos a perder massa óssea. Atitudes como alimentação balanceada, rica em cálcio, prática regular de atividades físicas  e exposição ao sol, fortalece nosso esqueleto.


Para quem não tolera bem o leite, segue uma tabelinha de alguns alimentos não lácteos ricos em cálcio!


Tabela com alguns alimentos não lácteos ricos em cálcio
  Fonte: Unites States Department of Agriculture (USDA).