Quanto tempo vou viver?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Quanto tempo vou viver?

maio 30, 2011 Alimentação Funcional Alimentação Saudável Nutrição Estética Saúde na mídia 0
Olá pessoal, 
desde que a cientista espanhola Maria Blasco, do Centro Espanhol de Pesquisas do Câncer, e da empresa “Life Lenght”, descobriu que existe relação entre o tamanho dos telômeros (estruturas localizadas nos cromossomos) com a longevidade das pessoas, muita gente anda preocupada.
De acordo com o seu trabalho, pessoas que possuem a parte final dos telômeros  menores, vivem menos e tem maior possibilidade de desenvolver doenças, e as de telômeros maiores tem probabilidade menor.
Os telômeros estão localizados em cada uma das extremidades de um cromossomo e seu encurtamento é um processo natural durante o ciclo da vida da célula. Porém, diversos estudos experimentais e em humanos verificaram que alguns nutrientes influenciam o comprimento dos telômeros por meio de suas propriedades. Dentre as principais vitaminas que protegem o comprimento dos telômeros destacam-se: folato, niacina, vitamina B12, vitaminas A, D, C e E. Em relação aos minerais, o destaque vem sendo dado ao magnésio, zinco e o ferro, que participam da manutenção da região telomérica. Além disso, pesquisas têm demonstrado que alguns compostos de alimentos como os polifenóis ( substâncias antioxidantes encontradas no vinho, no azeite, e em frutas e vegetais), Ômega 3 (presente na linhaça e peixes como sardinha e salmão) e curcumina (comporto presente na cúrcuma),  também participam da manutenção do comprimento dos telômeros.
Uma boa razão para se ter uma alimentação saudável e colorida, pois ela é uma forte aliada para prevenção de diversas doenças e pode ajudar a determinar quanto tempo você vai viver.
Fonte: nutritotal.com.br