O poder dos temperos naturais

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

O poder dos temperos naturais

junho 30, 2011 Alimentação Funcional Alimentação Saudável 0
Deixar a comida do dia a dia mais gostosa é o que todo mundo quer, e os  temperos podem ser ótimos aliados para isso, além de agregar aos alimentos vitaminas e antioxidantes (combate os radicais livres).




Alguns temperos são muito fáceis de serem plantados e cuidados, e a possibilidade de tê-los sempre disponíveis em sua casa é maravilhosa, para isso, basta que você tenha um pequeno espaço na sua varanda ou área de serviço e  que, em algum momento do dia bata sol, de preferência pela manhã. 
Eu mesma tenho uma pequena hortinha em minha varanda (veja que não é nenhum bicho de sete cabeças), onde colho manjericão, cebolinha, alecrim, salsa, sálvia, aipo, tomilho, coentro e hortelã.

 Esses temperos enriquecem os pratos com sabor e saúde e devem ser usados diariamente substituindo parcialmente a gordura e o sal.




Que tal fazer uma hortinha orgânica você também em sua varanda?




Algumas propriedades dos temperos naturais:
  • Manjericão: para perfeito com  tomate e azeite, serve para temperar, saladas, sopas, molhos e massas. É excelente  anti séptico, diuréticos, anti flatulento e anti espasmódico.
  • Alecrim:  combina perfeitamente com carnes, sopas, batatas ao forno.  Em cima de uma bela fatia de pão com azeite e sal marinho é divino! É eficiente contra gases intestinais, problemas hepáticos, indigestão, nervosismo, fadiga corporal e aftas.
  • Hortelão: utilizada em carnes, quibes, molhos e sucos, combinando com diversas frutas.  É indicado no tratamento de gripes, resfriados, cólicas, flatulência, vermes, distúrbio digestivos e náuseas.
  • Salsa:  Combina com quase todos os pratos, é rica em vitamina C. É recomendada como digestivo, evita a excessiva formação de gases, previne doenças dos rins e da bexiga.
  • Sálvia: muito apreciada no tempero de frangos e galetos, assim como as carnes de caças, ensopadas ou guizadas. É também usada para aliviar problemas de má digestão, gastrite, debilidade estomacal, gases, enxaquecas, aftas, ácido úrico e fraqueza sexual.
  • Tomilho: essencial nos ramos de cheiro. Suas folhas são recomendadas para o tempero de sopas, legumes, saladas, peixes, carnes e ovos. É indicado como calmante e para auxiliar a digestão, aliviar azia, flatulência, fermentação intestinal  verminose.

fonte:  Joselaine Silva Sturmer – Reeducação Alimentar. Qualidade de vida, emagrecimento e manutenção da saúde.
Hortinha da minha varanda