Você sabe o que comer antes e depois de malhar?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Você sabe o que comer antes e depois de malhar?

junho 16, 2011 Alimentação no exercício físico 2
O exercício diário queima em média 100-400 calorias, o que se justifica uma ingestão maior de calorias, mas mesmo que você esteja em uma dieta de emagrecimento, é imprescindível comer antes e depois de se exercitar.


O que comer antes dos exercícios físicos?

A refeição ou lanche que antecede os exercícios (1 a 2 horas antes dos exercícios) deve ser suficiente na quantidade de líquido para manter a hidratação, pobre em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico e rica em carboidratos para manter a glicemia e o estoque de glicogênio, evitando que o corpo utilize a proteína muscular como fonte de energia e consequentemente levando a perda da massa magra ao invés da gorda.
Dê preferência a carboidratos de baixo índice glicêmico como, por exemplo, maçã, pêra, iogurte, castanhas, lentilhas, etc.

E o que comer depois dos exercícios físicos?

Após o exercício, é importante repor rapidamente as reservas de glicogênio, O ideal é a ingestão de carboidratos de alto índice glicemico. O objetivo é recuperar as reservas de glicogênio muscular e inibir a destruição de proteínas elevando a síntese protéica. Isso o ajudará na construção muscular e inibirá a destruição da sua massa magra.
Como exemplo de alimentos ricos em carboidratos de alto e moderado índice glicêmico, podemos citar:  batatas, massas, pães, cereais, mel e bebidas esportivas.

Fonte: sociedade brasileira de medicina do esporte.


2 comentários

  1. Anônimo disse:

    Muito interessante.

  2. Adriana disse:

    Essa dica é importantíssima para quem pratica exercícios, já adptei a minha alimentação às sugestões!!!

Os comentários estão fechados.