Diga-me o que você come que eu te direi como sua pele é.

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Diga-me o que você come que eu te direi como sua pele é.

setembro 11, 2011 Alimentação Funcional Alimentação Saudável Nutrição Estética 0

Manter a pele jovem e saudável tem uma relação muito estreita com o comemos.
Outros fatores também podem influenciar, como a genética, o hábito de fumar, o sedentarismo e a exposição ao sol sem proteção, entretanto a forma como nos alimentamos, com dietas  ricas em gorduras, cafeína, sal, açúcar e carboidratos simples é uma das maiores causas de envelhecimento precoce, inflamação e desiquilibrio da pele.  

Além desses nutrientes serem fatores de risco à nossa saúde, eles também produzem os piores efeitos em nossa pele, principalmente os açúcares e carboidratos que, em excesso, causam inflamação da epiderme e retiram da pele o oxigênio que ela precisa para permanecer jovem. 
Para previnir os danos causados pelos radicais livres, favorecer uma boa oxigenação e evitar a inflamação, devemos colocar em nossos cardápios  alimentos como peixes, nozes, azeite de oliva, vegetais ricos em vitaminas C  e carboidratos de baixo índice glicêmico.
E o que é  índice glicêmico?
Basicamente é a velocidade em que certos alimentos levam para elevar os níveis de açúcar no sangue comparado com o consumo de um alimento controle como a glicose ou o pão branco.
E como sei quais os alimentos de baixo índice glicêmico?
Os alimentos de baixo índice glicêmico em geral são os alimentos integrais, pois suas fibras, “atrapalham” a absorção imediata da glicose fazendo com que ela entre na corrente sanguínea mais lentamente.
Frutas e vegetais consumidos com suas cascas, arroz, pão e massas integrais são bons exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico.
Acesse aqui para conhecer o índice glicêmico de alguns alimentos.