Rótulos dos Alimentos. Precisamos ler e entender.

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Rótulos dos Alimentos. Precisamos ler e entender.

junho 24, 2012 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0

Quase todos os alimentos que compramos vêm com um rótulo contendo sua informação nutricional e uma lista de ingredientes. Isto existe para que as pessoas saibam o que estão comendo. No caso de portadores de enfermidades como diabetes, hipertensão e doença celíaca é vital para que possam verificar a presença de ingredientes ou nutrientes que não devem consumir ou que podem consumir em baixa quantidade.
Mas será que todo mundo consegue entender o que esta lendo? 
Aqui estão exemplos de rótulos contendo informações nutricionais…


Toda a informação é baseada e calculada em cima da porção declarada pelo fabricante. Ela está expressa em gramas, mililitros e em medida caseira, entre parênteses, para que o consumidor possa entender a equivalência daquela porção.
Porção: É a quantidade média do alimento usualmente consumida por pessoas sadias. No entanto, essa medida não é necessariamente o que de fato consumimos. Já observei em prateleiras biscoitos cuja porção se reduzia a 3 unidades. Será que comemos somente 3 biscoitinhos de um pacote? 

Valor energético/calórico: É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). 

Percentual de Valores Diários -%VD:  É um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias. O que se deve observar neste caso, é que nem todas as pessoas necessitam de 2000 calorias, por exemplo, uma mulher que pesa em torno de 55 kg e não quer perder peso, deve consumir em média 1650 kcal/dia. 

Carboidratos; Proteínas; Gorduras Totais; Gorduras Saturadas; Gorduras poli-insaturadas; Gorduras monoinsaturadas;Gorduras hidrogenadas;  gorduras trans; Colesterol; Fibra Alimentar; Sódio e outros: cada um desses nutrientes tem expresso ao lado suas quantidades contidas na porção declarada e em outra coluna, o percentual equivalente ao  valor diário  de uma dieta de 2000 kcal.

Gorduras totais: As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. 
O valor diário da gordura Trans não é declarado porque não existe um valor estabelecido. Recomenda-se não consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.

Atenção ! Alguns fabricantes aproveitam a brecha técnica da Anvisa que estabelece que, se o produto contiver até 0,2 g de gorduras trans por porção poderá estampar em sua embalagem os dizeres “livre de…”, “zero de…”, “não contem…” ou “isento de…”. Isso permite que o fabricante escolha qual o tamanho da porção para que seu produto fique com valor de gordura trans abaixo de 0,2g. Observe na lista de ingredientes se contem gordura hidrogenada: se contiver, certamente conterá gorduras trans.

Fibra Alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal e sua ingestão auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares.


Sódio: Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio.


Para maiores informações acesse:
http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf


fonte: Anvisa

A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.