Receita de Ghee ou manteiga clarificada

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Receita de Ghee ou manteiga clarificada

abril 8, 2014 Alimentação Ayurveda Alimentação Funcional Alimentação Saudável Receitas Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
ghee
O Ghee, indispensável na alimentação Ayurveda, é a mesma manteiga clarificada também usada na alta culinária e na nutrição funcional. Tradicionalmente é obtida através do aquecimento da manteiga sem sal sem nenhum outro produto de adição, de forma que todos os elementos sólidos, proteínas, lactose e água sejam retirados, e reste apenas um óleo de cor dourado e aroma refinado, lembrando um cheiro de amêndoas torradas.  
De acordo com a alimentação Ayurverda, o Ghee é extremamente benéfico  para o fígado, útil para atenuar inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras. Fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento de problemas nos pulmões, melhora a memória e é utilizada em algumas técnicas para refresca e nutrir os olhos.
De fato a Ghee é superior à manteiga convencional por conter apenas ácidos graxos de cadeia curta, que é facilmente digerida pelo nosso organismo, não gerando resíduos maléficos ao nosso corpo. Entretanto, pessoas que precisam controlar o consumo de colesterol e as que estão em redução de peso deve ter cautela ao consumir este alimento.
Outra vantagem do Ghee é de não precisar ser refrigerado. Por conter apenas gordura, ele resiste bem em temperatura ambiente, onde apresenta consistência cremosa.
 
ghee
 
 
Receita para fazer o Ghee
 
Ingredientes:
1 pacote de 200 g de manteiga sem sal de boa qualidade
 
Modo de preparo:
Esquentar numa panela de vidro ou aço inox, em fogo brando, 200 g de manteiga sem sal.
Mexer com uma colher até derreter toda a manteiga
Aumentar o fogo. Quando começar a ferver e a superfície ficar coberta por uma espuma branca, mexer devagar e baixar o fogo ao mínimo.
Ferver sem mexer (cerca de 45 minutos) até que os resíduos (proteínas) depositados no fundo da panela adquiram uma cor marrom dourada e manteiga em cima fique transparente. (Cuidado para não queimar nesse momento, caso seu fogo não fique bem baixinho, coloque a panela sob uma chapa ou em banho maria)
Apagar o fogo e coar numa vasilha. O coador deve ser uma peneira bem fina ou um pano de linho pra não deixar passar nenhum resíduo, evitando assim que o ghee fique rançoso com o tempo.
Guarde numa vasilha bem tampada para evitar a entrada de ar.
 Duração: 4 meses fora da geladeira
 
Fonte:
Pires, Laura. O Sabor da harmonia: receitas ayurvérdicas para o bem estar – Rio de Janeiro; Rocco, 2013