Guia para comecar uma dieta Low Carb

Nutricionista com foco em Emagrecimento e Saúde da Mulher

Guia para comecar uma dieta Low Carb

outubro 19, 2019 Dieta Low Carb Emagrecimento 0

Muito se fala da dieta Low Carb como uma dieta da moda, mas será que é apenas uma moda ou uma tendência saudável que muita gente anda procurando seguir?

A dieta com baixo teor de carboidrato ou Low Carb, não é algo recente.  A muito tempo essa dieta tem sido usada como estratégia para o tratamento da obesidade. A novidade é que recentemente, ela também foi considerada pela Associação Americana de Diabetes (ADA)  no seu último consenso, uma estratégia eficiente para o tratamento do diabetes do tipo 2.

A dieta tem como base a restrição de carboidratos, fazendo com que a gordura do seu corpo seja usada como fonte de energia e dependendo do seu objetivo, as quantidades de carboidratos podem variar e diferente do que se pensa, a dieta Low Carb não é uma dieta exclusivamente carnívora. Ela pode ser ajustada inclusive para vegetarianos.

O que evitar em uma dieta Low Carb?

  1. Evite todo o tipo de açúcar ( refinado, demerara, mascavo, de coco, mel, melado, doces, etc)
  2. Evite todo o tipo de cereais (mesmo os integrais) como trigo, aveia, arroz, milho, orzo, farro, segale, manitoba e seus produtos.
  3. Modere o consumo de raízes como batata, batata doce, aipim, inhame, cará, cenoura, beterraba, etc
  4. Modere o consumo de frutas doces que possuem uma grande quantidade de frutose.
  5. Opte por comida de verdade.

Você deve estar pensando… nossa! o que eu vou comer então?

É natural que você esteja preocupado, a tendência de todos nós é focarmos nas perdas que uma mudança traz, já que o ser humano sempre guia suas ações sob a lógica de evitar a dor e buscar o prazer, e o alimento é uma fantastica fonte de prazer. Mas o meu conselho é que você tire sua atenção ao que deve evitar comer e foque nos alimentos permitidos.

Segue abaixo uma infinidade de  alimentos permitidos dentro da dieta Low Carb.

O que eu posso comer em uma dieta Low Carb?

  1. Carnes: carne de boi, porco, aves, carne de caça. (não tire a gordura natural da carne ou do frango se você gostar).
  2. Peixes e frutos do mar: peixes do mar, de rio, peixe salgado ou fresco,  camarão, ostras, mexilhões, polvo, lula, etc.
  3. Vegetais: São liberados todos os vegetais que crescem acima da terra: alface,  tomate, couve-flor, brócolis, couve, couve de bruxelas, aspargos, abobrinha, quiabo, vagem, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, abóbora, etc.
  4.  Frutas: frutos silvestres, blueberrys, abacate, coco, maracujá e limão, morango e kiwi, etc.
  5.  Ovos: em todas as suas formas: fervidos, mexidos, omeletes.
  6. Gorduras: sempre natural como: manteiga, a gordura dos alimentos, azeite de oliva, maionese de azeite de oliva, óleo de coco.
  7. Condimentos, ervas e especiarias: vinagre, alho, cebola, sal, pimenta, canela, manjericão, tomilho, gengibre, açafrão, orégano, alecrim, noz-moscada, caril, endro, etc.
  8. Sementes e sementes oleaginosas: chia, semente de abóbora, gergelim,  nozes, amêndoas, pistache, castanha de caju, avelã e macadâmia, etc.
  9.  Farinhas: de coco, farinha de oleaginosa (todas), etc.
  10. Bebidas: água, café, chá (sem açúcar), etc.
  11.  Laticínios:  laticínios. Prefira os produtos fermentados e rico em gorduras naturais como queijo, iogurte natural com gordura, coalhada, manteiga.

Atenção: Não tenha medo da gordura natural contida nos alimentos. Ao contrário dos carboidratos,  elas ajudam a dar mais saciedade e em consequência a emagrecer. 

Quanto eu posso comer?

Na dieta Low Carb não fazemos contagem do quanto comer. A regra é simples: coma quando estiver com fome, e até que esteja satisfeito.

Espero ter ajudado com esse guia.

Caso tenha alguma pergunta, terei o prazer em responder¹

Um abraço!

Christine Melcarne
nutricionista – CRN 11100403

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *