Como higienizar os alimentos em tempos de coronavírus?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Como higienizar os alimentos em tempos de coronavírus?

abril 27, 2020 Coronavírus Covid-19 Dicas ao Consumidor Higienização dos alimentos Imunidade 0
coronavírus

Em tempos de coronavírus, além de ter os cuidados recomendados como o uso da máscara, álcool em gel e distanciamento das pessoas, você também deve estar atento com os alimentos que chegam do supermercado.
Não importa se é você quem comprou ou se entregaram na sua casa, é preciso que você saiba o que fazer com esses alimentos.
A primeira coisa é separar na entrada da sua casa uma área de descontaminação, onde você vai apoiar suas compras para higienizá-las posteriormente.
Se você é do tipo que reaproveita as sacolas dos supermercados lembre-se de higienizá-las antes de guardá-las. Você pode usar um borrifador com com álcool 70% e borrifar em toda a superfície da sacola sem esquecer das alças. O mesmo procedimento você deve ter com bolsas reutilizáveis.
A medida que for retirando os produtos da sacola faça a higienização das superfícies com álcool a 70% e os coloque sobre uma mesa limpa.
Para pacotes fechados do tipo feijão, arroz, macarrão, você pode usar um papel toalha ou um paninho embebido em álcool 70%.
Enlatados, vidros e recipientes hermeticamente fechados, podem ser lavados com água e sabão, embaixo da torneira.
Frutas e folhosos devem ser higienizados com produtos próprios para higiene de alimentos a venda nos supermercados ou água sanitária (uma colher de sopa para cada 1 litro de água por cerca de 15 minutos). Depois devem ser enxaguados e só então devem ser colocados na geladeira em recipiente fechado.
Legumes e frutas que serão descascados devem ser lavados com água corrente e uma esponja embebida na solução de 1 litro de água para uma colher de sopa de água sanitária, enxaguados com água corrente novamente e secados com papel toalha.
Ovos devem ser retirados da suas embalagens e conservados em um recipiente fechado na geladeira. Eles só devem ser lavados momentos antes de serem usados.
Espero ter ajudado com essas informações!
Um grande abraço!

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403