DÚVIDAS COMUNS SOBRE DIETA LOW CARB

Nutricionista com foco em Emagrecimento e Saúde da Mulher

DÚVIDAS COMUNS SOBRE DIETA LOW CARB

fevereiro 9, 2021 Dieta Low Carb Emagrecimento 0

Uma das estratégias que gosto bastante para tratar síndrome metabólica, resistência insulina, diabetes e obesidade é a estratégia Low Carb, ou baixo carboidrato. 

Mas embora seja uma estratégia fácil de implementar, percebo que ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso decidi esclarecer algumas questões sobre a dieta para quem tem interesse mas ainda tem dúvidas a respeito. Vamos lá! 

Existem basicamente dois tipos de carboidratos que são pertinentes na dieta Low Carb: o açúcar e o amido.

O açúcar (refinado, demerara, mascavo, de coco, mel, melado, doces, etc)  é mais fácil de ser reconhecido por conta do seu sabor doce. Porém o amido, que também é um tipo de açúcar, por não conferir o sabor doce nas preparações, pode causar confusão.  

E onde encontramos o amido?

Encontramos o amido nas raízes, nos tubérculos, cereais (grãos que dão origem às farinhas) e, em menor quantidade, nas leguminosas. 

Nos vegetais também encontramos amido, mas neles o carboidrato está presente em poucas quantidades. 

Como eu começo uma dieta Low Carb?

Comece eliminando açúcar e produtos a base de farinhas, como por exemplo: massa de pão, pizza e macarrão. Em geral, esse é o maior desafio de quem começa. Existem receitas que você pode usar para substituir esses alimentos, mas lembre-se: nunca será exatamente igual.

O que comer na Low Carb? 

  • Hortaliças ⇒ abóbora, abobrinha, acelga, aipo, alcachofra, alface, alfafa, almeirão, aspargo, berinjela, bertalha, brócolis, cebola, alho, alho poró, chicória, chuchu, cogumelos, couve, couve de bruxelas, couve flor, endívia, funcho, espinafre, vagem, jiló, maxixe, pepino, pimentão, pimenta, quiabo, batata doce, cenoura, gengibre, aipim, nabo rabanete, repolho, rúcula, taioba, tomate, mandioquinha, batata, inhame. 
  • Frutas (como o objetivo é emagrecimento, opte por frutas com baixo teor de carboidratos) ⇒ frutas vermelhas (berries), abacate, coco, maracujá, limão e kiwi.
  • Proteína animal ⇒ carne bovina, vitelo, cordeiro, porco, coelho, frango, peru, todos os tipos de peixes e frutos do mar. 
  • Ovos
  • Gorduras naturais ⇒ azeite extra-virgem, abacate, coco.
  • Ervas e especiarias ⇒ pimenta, manjericão, tomilho, gengibre, açafrão, orégano, alecrim, noz-moscada, caril, endro, sal etc.
  • Sementes e oleaginosas ⇒ nozes, amêndoas, pistaches, castanhas de caju, avelãs e nozes macadâmia etc.
  • Outros ⇒  água, café, chá, cacau, vinagre, farinhas de coco, farinha de oleaginosa (todas).

Basicamente comer comida de verdade e evitar os alimentos processados ou minimamente processados.  Você vai encontrar comida de verdade nas feiras, hortifruti, açougues e peixarias.

O que devo evitar na dieta Low Carb?

  • Evite todo o tipo de açúcar (refinado, demerara, mascavo, de coco, mel, melado, doces, etc).
  • Evite todos os tipos de cereais (mesmo os integrais) como trigo, aveia, arroz, milho, orzo, farro, segale, manitoba e produtos derivados.
  • Evite o consumo de raízes como batata, batata doce, aipim, inhame, cará, cenoura, beterraba, etc.
  • Modere o consumo de frutas doces que possuem uma grande quantidade de frutose.

Preciso tirar todo o carboidrato da minha dieta?

Não! Low Carb não é NO Carb. Você encontra carboidratos nas verduras e frutas.

Preciso contar os carboidratos? 

Diferente de uma dieta hipocalórica onde se contam as calorias, na dieta Low Carb não há necessidade de contar a quantidade de carboidrato de cada alimento. Porém, como cada metabolismo é único, algumas pessoas precisam restringir um pouco mais e outras um pouco menos. Com o tempo você vai perceber sua tolerância.

Tenho que comer de 3 em 3 horas? 

Essa é uma orientação que há algum tempo caiu por terra. Fazendo ou não Low Carb, a orientação é comer quando tiver fome. 

É verdade que posso comer o quanto eu quiser na dieta Low Carb? 

A orientação é de comer até que esteja satisfeito. Lembre sempre de mastigar bem os alimentos para que seu cérebro tenha tempo de receber a mensagem de parar quando você estiver satisfeito. 

Sou vegetariano, posso fazer a dieta Low Carb? 

A dieta Low Carb não é uma dieta exclusivamente carnívora. Ela pode ser ajustada inclusive para vegetarianos.

É importante produzir corpos cetônicos na dieta Low Carb? 

A dieta Low Carb não é a mesma que dieta cetogênica. Para emagrecer, você não precisa estar em cetose.

Como fica meu colesterol na dieta Low Carb? 

A dieta Low Carb não vai causar problemas com seu colesterol, ao contrário, a dieta é benéfica para reduzir os triglicerídeos e aumentar o colesterol HDL (protetor). 

Posso comer frutas na dieta Low Carb? 

A dieta Low Carb não elimina frutas da sua alimentação, entretanto, se você pretende reduzir carboidratos, as frutas com grande quantidade de amido e frutose devem ser evitadas. 

Posso tomar minha cervejinha na dieta Low Carb? 

Bebidas como cerveja são riquíssimas em carboidratos. Se você fizer questão de alguma bebida alcoólica, opte por vinhos secos e espumantes secos

Tenho vontade de doces o tempo todo. Como vou fazer com uma dieta que retira doces?

Naturalmente, a dieta Low Carb reduz drasticamente a vontade de doces em pessoas compulsivas. Se ainda assim tiver muita vontade, você pode consumir um pequeno pedaço de chocolate com 80% de cacau ou procurar uma receita adaptada para seu doce preferido. 

Posso comer lácteos na Low Carb? 

Se você não tem problemas com lácteos, pode sim. Apenas evite consumir leite todos os dias, pois o leite contém uma boa quantidade de lactose, que é o açúcar do leite. Queijos gordos, nata, creme de leite, iogurtes integrais e kefir de leite, por conterem menos lactose, podem ser consumidos com moderação.

Tenho medo de consumir muita gordura na dieta Low Carb!

Não tenha medo da gordura natural contida nos alimentos. Ao contrário dos carboidratos, elas ajudam a dar mais saciedade e, por consequência, a emagrecer. Entretanto, não há necessidade de se adicionar mais gorduras nas preparações. Este é um erro muito comum de quem faz a dieta Low Carb.

Posso comer oleaginosas? 

As oleaginosas (nozes, castanhas) estão liberadas, mas cuidado com as quantidades! Por serem práticas e altamente palatáveis, muita gente acaba exagerando, esquecendo que elas também possuem boas quantidade de gorduras. 

Espero ter ajudado!

Um abraço!

Christine Melcarne

Nutricionista – CRN 11100403

 

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