Como fortalecer seu sistema imunológico com alimentos acessíveis

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Como fortalecer seu sistema imunológico com alimentos acessíveis

maio 2, 2021 Covid-19 Sistema Imunológico 0

Tanto se tem falado em remédios que podem prevenir o Covid, mas na realidade, até o dia de hoje (01/05/21) ainda não existe nenhum estudo ou comprovação científica sobre qualquer medicamento que seja totalmente eficaz para a prevenção.
Claro que o uso de máscaras, lavagem das mãos e o distanciamento social são algumas das coisas que podemos fazer para evitar a exposição ao vírus, mas se algo der errado, o que fazer?
Existe algo que não é divulgado e é de extrema importância para não desenvolvermos a forma grave da doença. Se trata do fortalecimento do nosso sistema imunológico.
Não pense que para isso será necessário gastar um rio de dinheiro com suplementos. Não mesmo. Alimentos baratos e fáceis de encontrar são muito eficientes para dar suporte à nossa imunidade e de quebra deixar nosso dia a dia mais gostoso.
Quer conhecer alguns desses alimentos que devem fazer parte do seu dia a dia?

Sementes de abóbora – Fonte de zinco, essa sementinha é super versátil e bem baratinha. Compre sem sal e sem casca. Você poderá colocar tanto em cima de iogurtes e frutas como em verduras e saladas.
Uma receitinha gostosa para comer como tira gosto é torrar as sementes em uma frigideira anti aderente com azeite, sal e curry.

Semente de girassol – outra sementinha versátil e bem em conta, é fonte de magnésio e vitamina E. Gosto de colocar sobre as saladas e vegetais cozidos. Quando moída, faz a vez de farinha em preparações low carb.

Castanha do Pará – Talvez esse seja o alimento com o preço mais salgadinho, mas bastam apenas 1 ou 2 castanhas para você ter as quantidades necessárias de selênio por dia. Vale a pena investir.

Carne e ovos – Fontes de ferro mais disponíveis na natureza. Principalmente as carnes vermelhas (qualquer parte) e o fígado.

Cenoura e batata doce – Em geral, todos os vegetais e frutas alaranjados são fonte de vitamina A.

Goiaba, laranja, limão, acerola, frutas vermelhas – Fonte de vitamina C. Podem ser consumidas também em forma de sucos.

Sardinha, atum – Excelentes fontes de ômega 3, um importante anti-inflamatório. Consuma pelo menos 2 vezes na semana.

Semente de linhaça – Também fonte de ômega 3. Pode ser usada em preparações como omelete e sucos, mas deve ser moída e fresca.

Cúrcuma ou açafrão da terra – Essa queridinha que eu amo. Anti-inflamatória, antioxidante, antitumoral, etc… eu particularmente a uso diariamente já a alguns anos em forma de shot pela manhã. (receita do shot no final do artigo)

Cebola – Temperinho fácil de se encontrar nos pratos brasileiros, também é um maravilhoso prebiótico que ajuda a manter a saúde do intestino e melhorar a absorção de nutrientes. A cebola roxa em especial é também uma ótima fonte de quercetina que funciona como um potente agente antiviral.

Alho – Outro temperinho muito querido. Consumido cru é um potente anticoagulante, antiviral e imunomodulador. Experimente usá-lo em molhos e maioneses para temperar sua salada. (receita da maionese no final do artigo)

Além dos alimentos que relacionei acima, também é muito importante a exposição ao SOL pelo menos 20 minutos ao dia no horário mais próximo ao meio dia. O sol é necessário para que possamos produzir a vitamina D, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.
Outras recomendações não menos importantes é de ter um SONO de qualidade e o CONTROLE DO ESTRESSE. Para isso eu sugiro meditação e uma boa higiene do sono. Agora é sua vez! A informação foi passada e não tem mais motivos para você não cuidar da sua saúde.

Receita de Shot de Cúrcuma
uma colher de chá de cúrcuma
uma pitada de pimenta do reino (potencializa a sua absorção).
20 gotas de própolis ( antiinflamatório natural poderoso)

Receita de maionese de alho ou Aioli
Ingredientes
1 ovo + 1 gema
4 dentes de alho amassados
2/3 de xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de suco de limão fresco
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture o ovo, o alho, um pouco de sal e algumas colheres de sopa de azeite num liquidificador ou processador de alimentos. Pulse até misturar bem.
Continue a bater e vá adicionando o azeite lentamente, até o aioli começar a engrossar.
Acrescente o suco de limão e mais azeite, e continue a bater até chegar na consistência desejada.
Ajuste o sal, se necessário.

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403