Nutrição Ortomolecular: Equilíbrio Bioquímico para Saúde

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Nutrição Ortomolecular: Equilíbrio Bioquímico para Saúde

abril 6, 2023 Nutrição Ortomolecular Nutricionista Ortomolecular 0
Nutrição Ortomolecular

A Nutrição Ortomolecular é a ciência que trata as causas bioquímicas das doenças.

Ela atua repondo nutrientes específicos que são naturais para o corpo, nas quantidades necessárias, visando o seu equilíbrio metabólico.

Como surgiu a Nutrição Ortomolecular?

Ela surgiu na década de 1950, pelo químico ganhador do Prêmio Nobel Linus Pauling e seus colegas. Na ocasião, Pauling e seus colegas publicaram um artigo que anunciava a descoberta da causa da anemia falciforme, a primeira doença a ser descrita como uma doença molecular. Pauling acreditava que a saúde ideal poderia ser alcançada mantendo o equilíbrio correto de nutrientes no corpo.

Em 1968, Pauling publicou o artigo Psiquiatria Ortomolecular, na revista Science, que comprovou que o equilíbrio do organismo humano tem relação direta com os alimentos que consumimos.  

Nessa época, Pauling e um grupo de médicos e pesquisadores com ideias semelhantes, fundaram a Orthomolecular Medicine Society para promover o uso de vitaminas, minerais e outros nutrientes no tratamento e na prevenção de doenças. 

A Nutrição Ortomolecular ganhou popularidade nas décadas de 1970 e 1980 e foi usada por alguns profissionais como uma terapia complementar para uma série de condições, incluindo depressão, ansiedade, esquizofrenia e câncer.

Quais doenças podemos tratar com a Nutrição Ortomolecular?

O nutricionista especializados em Nutrição Ortomolecular consegue auxiliar na recuperação de doenças ortomolecular como por exemplo, a anemia relacionada com a falta de alguns nutrientes como zinco, ferro e vitamina B12, a Fenilcetonúria, em que uma deficiência da enzima permite a acumulação do aminoácido fenilalanina no organismo, conduzindo a problemas mentais e físicos, a Galactosemia, que é a dificuldade que o organismo sofre ao transformar ou metabolizar a galactose em glicose, entre outras. 

A deficiência de um determinado nutriente ou vitamina pode prejudicar o funcionamento de enzimas e hormônios, levando a desequilíbrios metabólicos, que podem causar fadiga, alterações de humor e outros sintomas. Da mesma forma, o excesso de certos nutrientes também pode causar problemas de saúde, levando a toxicidade e danos a órgãos como o fígado ou os rins.

Além disso, os desequilíbrios bioquímicos também podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.  Por exemplo, níveis elevados de açúcar no sangue podem levar à resistência à insulina e inflamação, que são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

Em síntese, tanto a falta quanto o excesso de nutrientes podem levar a uma série de problemas de saúde. 

Como o Nutricionista Ortomolecular pode te ajudar? 

Dessa forma, o Nutricionista Ortomolecular, com os exames específicos em mãos, consegue definir o que o organismo necessita em nível ortomolecular e montar um plano alimentar baseado nos resultados obtidos, garantindo assim que seu paciente esteja recebendo o equilíbrio certo de nutrientes para suas necessidades individuais.

Toda doença tem um desequilíbrio bioquímico por trás. Cuidar desse desequilíbrio bioquímico é fundamental para o tratamento das causas e não dos sintomas. 

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403