Amamentar é tudo de bom!
Olá pessoal,
todo mundo já deve ter ouvido falar na importância da amamentação, mas embora quase toda mulher tenha autonomia para amamentar, infelizmente, ainda são poucas mulheres que o fazem. Os motivos são vários: pouco leite, leite fraco, problemas com as mamas, bebê que não ganha peso suficiente, entre outros. Nem toda mulher consegue amamentar seu filho sem alguma ajuda. Antigamente, a experiência era passada de mulher para mulher, e foi assim durante muito tempo. Mas, ao longo da história da amamentação isso se perdeu, e agora amamentar precisa ser aprendido, encorajado e apoiado.
A recomendação mundial é que as mamães amamentem seus filhos até dois anos e exclusivamente até o sexto mês de vida do seu bebê. Sabemos que não é uma tarefa simples, mas isto trará para mãe e para criança inúmeras vantagens. Estas vantagens valem até para o planeta, que hoje perde em qualidade com o lixo resultante das latas e dos resíduos da produção do leite de vaca, incluindo o desmatamento para a criação de vacas leiteiras.
Benefícios para o bebê
Amamentar fortalece o desenvolvimento neurológico do bebê, além de protegê-lo contra morte por infecções, diarréia e doenças respiratórias. Protege contra a obesidade infantil, síndrome da morte súbita, doença de Crohn, colite ulcerativa, linfomas, doenças alérgicas, diabetes e hipertensão arterial e otimiza o crescimento e desenvolvimento, além de prevenir defeitos na oclusão (fechamento) dos dentes.
.
Benefícios para a mamãe
Além de ser uma economia no custo familiar, o leite materno é super prático, pois está sempre quentinho e pronto para seu bebê a qualquer hora.
Prolonga a duração da amenorréia lactacional (quando a mulher não menstrua por estar amamentando) e diminui o sangramento da mãe após o parto.
Promove a rápida perda de peso, reduz o risco de câncer de mama e ovários e diminui a incidência de diabetes nas mamães.
Depois de todos esses motivos deu para nos convencer da importância da amamentação? Então vamos incentivar essa prática!
Um comentário
Quanto benefício para mamãe e o seu bebê!
Os comentários estão fechados.