Como Aliviar o Refluxo Gastroesofágico com Exercícios Respiratórios
![Exercícios respiratórios podem fortalecer o diafragma e ajudar a aliviar os sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico, melhorando o funcionamento da válvula que evita o refluxo ácido.](https://melcarnenutricao.com.br/wp-content/uploads/2024/08/respiracao-1024x1024.png)
Você já imaginou que algo tão natural quanto respirar pode ajudar a aliviar os sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico? Essa é uma condição que afeta muitas pessoas, causando aquela sensação incômoda de queimação no peito e desconforto depois de comer. Mas, a boa notícia é que uma recente meta-análise mostrou que exercícios respiratórios podem ser uma forma eficaz de controlar esses sintomas.
O seu estômago é como uma bolsa que guarda o ácido necessário para a digestão. Entre o estômago e o esôfago (o tubo que leva a comida da boca até o estômago), existe uma “válvula” chamada esfíncter esofágico inferior. Quando essa válvula não funciona bem, o ácido pode escapar do estômago e causar o desconforto conhecido como refluxo.
E como a respiração pode ajudar?
Para ficar mais fácil vou usar uma analogia: imagine que o diafragma é como um guarda que ajuda a manter essa válvula (esfincter) bem fechada. O diafragma é um músculo grande que fica logo abaixo dos pulmões e é muito importante na respiração. Quando você fortalece o diafragma por meio de exercícios respiratórios, esse músculo pode ajudar a “empurrar” o esfíncter esofágico inferior, mantendo-o fechado e evitando que o ácido escape para o esôfago.
Passos simples para começar:
- Respiração Profunda com o Abdômen: Deite-se de costas com os joelhos dobrados. Coloque uma mão no peito e a outra na barriga. Inspire profundamente pelo nariz, deixando a barriga se expandir (como se estivesse inflando um balão). Depois, expire lentamente pela boca. Este exercício ajuda a fortalecer o diafragma.
- Exercício com Biofeedback: Alguns dispositivos podem ajudar você a perceber como está usando o diafragma durante a respiração. Eles dão um retorno visual ou sonoro, ajudando você a melhorar a técnica.
Comece devagar, com sessões de 5 a 10 minutos, duas a três vezes ao dia. Aos poucos, você pode aumentar o tempo conforme se sentir mais confortável.
Além de respirar melhor, o que você come também faz diferença. Tente fazer refeições menores e mais frequentes ao longo do dia, em vez de poucas refeições grandes. Evite alimentos que costumam piorar o refluxo, como frituras, chocolates, café e bebidas alcoólicas. Beber bastante água, mas não em grandes quantidades de uma só vez, também pode ajudar.
Respirar é algo que fazemos automaticamente, mas com um pouco de atenção e prática, podemos usar a respiração para melhorar nossa saúde. Ao combinar exercícios respiratórios com uma alimentação cuidadosa, você pode reduzir os sintomas de refluxo e melhorar sua qualidade de vida.
Referências:
O efeito dos exercícios respiratórios em pacientes com DRGE: uma meta-análise
https://apm.amegroups.org/article/view/38240/29295
Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403
Exercício de Respiração Nutrição Comportamental Refluxo Gastroesofágico