Gorduras Trans

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Gorduras Trans

maio 13, 2011 Alimentação Saudável 0
Olá pessoal,
Todo mundo já deve ter ouvido falar do veneno que são as gorduras trans, mas poucas pessoas sabem o porquê. 
As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação e estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. 
Elas são produzidas para melhorar a consistência dos alimentos, (dar um aspecto crocante) e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.
Seu consumo, além de elevar o LDL- colesterol (colesterol ruim) também tem o poder de reduzir os níveis de HDL- colesterol (colesterol bom).
O nome gordura trans vem da ligação química que a gordura apresenta, e ela pode estar presente em produtos industrializados ou produtos in natura, como carnes e leites. A Gordura hidrogenada é o tipo específico de gordura trans produzido na indústria.
Os alimentos ricos em gordura trans são os sorvetes cremosos, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.
Como podemos controlar o consumo? Lendo os rótulos dos alimentos e dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.
Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.
Fonte: Anvisa

CUIDADO, Alguns fabricantes aproveitam a brecha técnica da Anvisa que estabelece que, se o produto contiver até 0,2 g de gorduras trans por porção poderá estampar em sua embalagem os dizeres “livre de…”, “zero de…”, “não contem…” ou “isento de…”. Isso permite que o fabricante escolha qual o tamanho da porção para que seu produto fique abaixo de 0,2g.
Dica: Observe se na lista de ingrediente contem gordura hidrogenada, se contiver, certamente contem gorduras trans.



Porção: quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias.
%VD: percentual de Valores Diários de Referência. Indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias.