Qual o problema com as gorduras hidrogenadas?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Qual o problema com as gorduras hidrogenadas?

setembro 24, 2013 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
Não é de hoje que as indústrias utilizam as gorduras hidrogenadas para a elaboração de seus produtos. Com a hidrogenação, os óleos que naturalmente são líquidos em temperatura ambiente, passam a ter consistência semi liquida ou sólida (quanto mais hidrogenado for o óleo mais solido será em temperatura ambiente). Esse processo também aumenta o ponto de fusão desta gordura, reduzindo sua chances  em tornar-se rançosa.

O problema é que no processo de transformação dos óleos para gorduras hidrogenadas, também são produzidos ácidos graxos insaturados na forma trans, ou gordura trans.
Estas gorduras, muito usadas pelas indústrias alimentícias para aumentar o sabor e o tempo de conservação dos produtos, estão associadas às doenças de coração, elevação dos níveis LDL colesterol (o considerado ruim) e diminuição do HDL colesterol (considerado o colesterol bom).

A Anvisa determina que seja declarado nos rótulos dos produtos a presença da gordura trans, e que esta não deve ultrapassar 0,2 gramas por porção. Entretanto, alguns fabricantes aproveitam a brecha técnica da Anvisa para declararem  em suas embalagens os dizeres “livre de…”, “zero de…”, “não contem…” ou “isento de…”. Fazem isso diminuindo o tamanho de sua porção até atingir um valor menor que 0,2g de gordura trans por porção.  O grande problema é que muitas vezes o consumidor não observa este detalhe, como por exemplo um pacote de biscoito cuja porção é de 1 biscoito e meio. Ora, quem abre um pacote de biscoito e come somente um biscoito e quebra o outro pela metade para comer no dia seguinte?

O o que fazer?
Observe sempre a lista de ingredientes do produto, e aqueles que declararem em seu rótulo a presença de gordura vegetal, gordura hidrogenada, gordura vegetal parcialmente hidrogenada, gordura interesterificada, margarina vegetal hidrogenada, óleo de milho hidrogenado, óleo vegetal de algodão, soja e palma hidrogenado, óleo vegetal hidrogenado, óleo vegetal parcialmente hidrogenado, creme vegetal, composto lácteo com gordura vegetal, margarina vegetal e mistura láctea para bebidas, certamente conterão gorduras trans.
Fique de olho!