10 dicas para driblar os sabotadores de sua dieta de emagrecimento

Nutricionista com foco em Emagrecimento e Saúde da Mulher

10 dicas para driblar os sabotadores de sua dieta de emagrecimento

abril 5, 2014 Alimentação Saudável Emagrecimento Saúde e Comportamento 0
Muitas vezes não entendemos o porquê de não conseguir seguir em frente quando o assunto é uma dieta de redução de peso. O que acontece?
Bom, primeiro é preciso que você saiba que seu cérebro é o primeiro a te sabotar quando o assunto é restrição alimentar, simplesmente porque ele não quer que você sofra! Parece incrível mas vezes até família e amigos podem tentar sabotar sua dieta.
Não sei explicar exatamente o motivo que os levam a fazer isso, mas o fato é que isso acontece. Para mudar essa situação você precisa tomar algumas atitudes.

1-Descubra a sua motivação.
Escreva em uma folha de papel qual o verdadeiro motivo que te levou a tomar essa atitude. Nem sempre o motivo real é ter uma boa saúde. Procure bem, esse motivo e escreva. Escreva também todas as situações desagradáveis que você viveu só pelo fato de estar acima do peso e quais os seus sentimentos nesses momentos.

2-Defina a sua fotografia.
Escreva em uma folha de papel o seu objetivo. Quanto você quer pesar e como você quer ficar. Imagine-se magro(a). Coloque detalhes, cores, cheiros, lugares. Imagine-se, por exemplo, em uma praia, com o corpo dos seus sonhos. Imagine as cores do céu, do mar, imagine seu corpo bronzeado, a brisa no rosto, o cheiro do mar…. Tente tornar esse pensamento o mais realista possível. Desta forma você engana seu cérebro, pois ele não vai conseguir distinguir a imaginação dos fatos.

3-Faça do seu cérebro seu aliado.
Não encare a dieta de como uma punição. Toda punição pode requerer compensação. Não adianta se torturar com uma dieta a semana toda e no primeira situação de dor, se autocompensar comendo um pote inteiro de sorvete.  Procure lembrar sempre o que te motiva. Leia todas as noites antes de dormir suas motivações e a definição de sua fotografia.

4-Encontre prazer em coisas que não estejam relacionadas com comida.
Evite sair somente para jantar fora, festas e barzinhos. Saia para dançar, ir ao cinema, passear. Se não for possível, marque com seus amigos depois do jantar. Ou se for inadiável, faça um lanche saudável antes de sair, assim você evita comer tudo o que vê pela frente. Preste atenção no que está comendo ou bebendo, pois com a animação, geralmente perdemos essa noção. Tenha prazer com cada escolha, saboreie deliciosamente, e não fique pensando na próxima porção que será servida.  Não faça da comida a principal atração. Divirta-se! Desvie o seu foco da comida conhecendo pessoas novas, dançando e conversando.

5-Escove os dentes logo depois de comer.
 Esse hábito não apenas deixa seus dentes e gengivas saudáveis como também impede você de beliscar logo depois das refeições.

6-Compre pratos de tamanho regular ou use pratos de sobremesa em self service.
Pratos grandes nos fazem acreditar que temos que enchê-lo totalmente e que percamos a noção das porções, nos levando a comer além do necessário.  Se os pratos da sua casa são muito grandes, diminua o tamanho da louça ou compre um prato de tamanho regular para você.

7-Não tenha em casa alimentos não indicados para seu consumo.
Mantenha alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, em destaque nas prateleiras da geladeira, se você tiver na sua geladeira ou dispensa alimentos que não fazem parte da sua dieta, em alguma hora você vai comê-los.

8-Não conte a ninguém que está fazendo uma dieta de restrição.
Com certeza eles vão insistir que só um chocolatezinho não vai fazer mal ou que uma cervejinha não vai subir o ponteiro da balança. O melhor é você dizer que não está com vontade de comer, ou que está indisposto (a).

9-Evite (neste momento) os beberrões e os glutões.
Todo mundo tem alguns amigos que se encontram para beber e comer,  e fazem disso o maior acontecimento do ano! Bom, pelo menos durante a sua dieta o melhor é evitar essas companhias.  Afinal, você tem um projeto, e como em qualquer projeto , é importante driblar os obstáculos para que o mesmo seja bem sucedido.

10-Procure um nutricionista para te ajudar nesse projeto.
Só ele poderá te dar as orientações adequadas para o seu caso e a motivação necessária para continuar seguindo em frente.

Nutricionista Christine Melcarne
CRN 11100403 

linktr.ee/melcarne.nutricao

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