Saiba porque fechar a boca não vai fazer você emagrecer

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Saiba porque fechar a boca não vai fazer você emagrecer

maio 21, 2021 Emagrecimento 0
emagrecer

Você já tentou emagrecer infinitas vezes mas sempre voltou ao seu peso habitual, ou  pior, ainda ganhou alguns quilinhos ?

Se você é uma dessas pessoas, bem vindo ao clube dos que acham que emagrecer é somente fechar a boca.

Isso não funciona e vou explicar o porquê.

Ao longo da nossa evolução como seres humanos, não havia disponibilidade de alimentos a qualquer hora ou em qualquer lugar. O homem primitivo tinha que procurar sua comida, o que não era fácil. Além disso, a procura por alimentos também demandava muita energia.

O fato é que naquela época, os animais que sobreviviam eram aqueles que tinham maior reserva energética. Era a lei da sobrevivência.

Com o mesmo objetivo de sobrevivência, nosso corpo, quando percebe que diminuímos a ingestão de alimentos por algum tempo, aciona o “modo econômico“ e tenta fazer com que se volte a consumir as quantidades habituais. Para isso ele mobiliza vários hormônios e enzimas que atuam de forma contrária à redução de peso, aumentando a fome e reduzindo o metabolismo.

Esse mecanismo foi fundamental para estarmos aqui hoje, mas o problema é que nosso corpo ainda funciona regido pela lei da sobrevivência, embora não tenhamos mais que caçar ou coletar alimentos. Hoje em dia existe uma grande oferta de alimentos para a maioria das pessoas.

Ok, pode até ser que se consiga emagrecer temporariamente seguindo uma dieta da moda, mas normalmente o peso habitual volta, porque o corpo não teve tempo para se adaptar. Além do mais, em dietas que visam emagracimento rápido, ha redução de massa muscular. Pelo fato dos músculos serem metabolicamente ativos, quanto mais massa muscular se perde, mais o seu metabolismo fica lento.

Aonde eu quero chegar com isso?

Não existem milagres. Um emagrecimento definitivo requer tempo e estratégias, inclusive para manutenção. É um processo onde você deve estar alinhado com seu objetivo final. Corpo e mente.

A primeira coisa que você deve fazer para começar a emagrecer é entender o que você quer, onde você quer chegar e o que você precisa fazer para chegar la. E para isso existem pessoas que podem te ajudar. Conte comigo!

“A diferença entre o possível e o impossível está na determinação”. Tommy Lasorda

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403