Dicas para mamães na alimentação complementar de crianças acima de 6 meses

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Dicas para mamães na alimentação complementar de crianças acima de 6 meses

maio 9, 2011 Alimentação na Infância 1
Olá pessoal,
muitas mamães amamentam seus filhinhos exclusivamente até o sexto mês, e conseguem tirar de letra esse período, mas quando chega o momento de  introduzir alimentos novos… quanta preocupação !!
Vou tentar colocar aqui algumas dicas…
Entre os seis e os doze meses de vida, a criança descobre novos sabores e texturas muito diferentes do leite materno. É um momento de adaptação para mamãe e para o bebê. Nessa fase, não é preciso se preocupar com a quantidade de comida ingerida, tenha calma, o mais importante é a introdução lenta e gradual dos novos alimentos para que a criança se acostume aos poucos. 
A partir do sexto mês, é oferecida à criança a primeira papa salgada no horário do almoço. Varie bem os alimentos. Só uma alimentação variada evita a monotonia da dieta e garante a quantidade de ferro e vitaminas que a criança necessita.
O leite materno deve continuar a ser oferecido em livre demanda, porém o intervalo entre as mamadas deve ser mais espaçado, respeitando assim os sinais de fome e saciedade da criança.
É comum a criança querer colocar as mãos na comida e é importante que se dê liberdade para isso.
No inicio, os alimentos oferecidos à criança devem ser preparados especialmente para ela, devem ser bem cozidos em pouca água e bem amassados com o garfo. As sopas devem ser evitadas, por não fornecerem energia suficiente para a criança.
As frutas devem ser oferecidas após os seis meses de idade, sob a forma de papas ou raspadas, sempre em colheradas. Nenhuma fruta é contra-indicada. 
As crianças devem receber suco de fruta natural após as principais refeições e não em substituição a elas, em uma dose pequena. O ferro dos alimentos é mais bem absorvido quando a criança recebe, na mesma refeição frutas ricas em vitamina C. 
Não adoce os sucos. Antes do primeiro ano de idade o açúcar não deve fazer parte da dieta da criança.
Não se esqueça de oferecer água nos intervalos das refeições.
Na idade de oito a dez meses, a criança já pode receber os alimentos da família, desde que não muito condimentados ou com grandes quantidades de sal. A consistência dos alimentos deve aumentar aos poucos.  Ofereça apenas um alimento novo a cada refeição.
É comum a criança recusar determinado alimento. Ofereça novamente em outras refeições. Para que um novo alimento seja aceito pela criança, é necessário em média, 8 a 10 repetições, em momentos diferentes.
Não misture os alimentos. A criança precisa identificar as cores e os sabores. 
Utilize cebola, alho e ervas (por exemplo, salsinha, cebolinha e coentro) para temperar. O sal e o óleo devem ser em pouca quantidade
Os alimentos oferecidos à criança  devem ser lavados com uma escova sob água corrente. As frutas também devem ser bem lavadas, antes de serem descascadas, mesmo aquelas que não são consumidas com casca (ex. banana)


Bom, aqui ficam as minhas dicas para as mamães…aliás, aproveito para desejar feliz Dia das Mães a todas !!

Um comentário

  1. Adriana disse:

    Vou precisar brevemente dessas dicas…kkkkk!

Os comentários estão fechados.