Receita de Pão caseiro Integral

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Receita de Pão caseiro Integral

junho 11, 2011 Receitas 2
Quem me conhece sabe o quanto  aprecio um pão caseiro, é uma delicia quentinho, em geral costumo fazê-lo nos finais de semana quando tenho um pouco mais de tempo para cozinhar… Já experimentei várias receitas, mas tenho uma em particular que adoro,  que vou dividi-la com vocês.   

Receita de Pão caseiro Integral

Ingredientes
  • 1 colher de chá de fermento biológico granulado
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 1/3  xícara de chá ou 330 ml de água morna
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de semente de gergelim ou linhaça 
  • 1 ½ xícara de chás ou 225 g de farinha de trigo integral
  • 1 ½ xícara de chás ou 225 g de farinha de trigo 
Modo de preparo
  1. Numa tigela, misture o fermento, açúcar e a água e deixe descansar por 5 minutos.
  2. Junte o azeite, o sal, as sementes. Acrescente as farinhas de trigo aos poucos, mexendo bem após cada adição, até formar uma massa consistente. Ponha a massa numa superfície enfarinhada e amasse até que fique macia (cerca 10 minutos), juntando mais farinha de trigo, se necessário, para massa não grudar.
  3. Ponha a massa na tigela, e coloque a tigela dentro de um saco plástico, feche hermeticamente e leve à geladeira por 8 horas. O ideal é prepará-la à noite para no dia seguinte saboreá-la. Esse processo lento confere ao pão, sabor característico do trigo e não de fermento.
  4. No dia seguinte, retire a massa da geladeira, abaixe-a com os punhos e coloque-a na tigela novamente fechando-a com o saco plástico. Deixe crescer em temperatura ambiente até que tenha dobrado de volume (cerca de 2 horas).
  5. Tire da tigela, abaixe-a com os punhos. Abra-a em forma de retângulo e enrole-a como um rocambole.
  6. Na forma de pão ou na assadeira, arrume um pano de prato grande e enfarinhado e ponha a massa, com o lado liso para baixo. Dobre o pano de prato sobre a massa e deixe crescer em temperatura ambiente por cerca de 2 horas.
  7. Pré aqueça o forno por cerca de 20 minutos a 260° C. 
  8. Dê talhos com uma ponta de faca na superfície da massa, polvilhe com sal grosso e alecrim (opcional) e coloque-a no forno quente. Borrife água no chão e nos lados do forno para que o vapor favoreça o crescimento e dê ao pão uma casca crocante.
  9. Após 10 minutos, quando o pão ficar ligeiramente dourado, diminua o calor par 200° C e vire o pão para que doure por igual. Asse por mais 10 minutos até que a casca fique dourada e o pão, ao ser batido na parte de baixo com os nós dos dedos, dê um som oco.

Obs.: Embora o processo de sovar a massa  seja relaxante, quem quiser poderá  utilizar uma máquina de fazer pão para o processo de amassar, retirando a massa  da máquina após o processo e concluindo as outras etapas manualmente.

2 comentários

  1. Gio disse:

    Esse pão é bom demais !!!

  2. Adriana disse:

    Hummm…vou seguir a receita!

    Fiz o bolo de aveia e ficou maravilhoso! O guloso do Gustavo ficou todo feliz quando soube que era menos calórico e saudável!!!

Os comentários estão fechados.