Frutose, o que você precisa saber.

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Frutose, o que você precisa saber.

setembro 26, 2012 Alimentação no exercício físico Alimentação Saudável Nutrição Estética Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0

Originário da palavra fructus, a frutose é o monossacarídeo presente principalmente nas frutas. O seu potencial adoçante é considerado muito superior ao do açúcar (sacarose) e por isso algumas pessoas a utilizam como substituto.
No entanto, o grande problema são as indústrias de alimentação, que com o objetivo de melhorar o paladar dos alimentos vêm utilizando a frutose indiscriminadamente.
Mas consumir frutose é ruim?
A ingestão moderada da frutose presente nos alimentos naturais não traz nenhum prejuízo ao nosso organismo, mas com o aumento de consumo dos alimentos industrializados, como por exemplo adoçantes, refrigerantes, xarope de milho, cereais matinais e alimentos pré-prepadados, inocentemente aumentamos também o consumo de frutose. Essa sobrecarga, favorece o ganho de peso, a desregularização lipídica (aumento do colesterol e triglicerídes), resistência insulínica e o aumento da pressão arterial.

Como acontece isso?
A frutose é primeiro metabolizada no fígado, sem a necessidade do estímulo da insulina. Por estimular atividades de enzimas no fígado, a frutose provoca uma maior síntese de lipídeos, e consequentemente, níveis elevados de gorduras totais e de lipoproteínas de baixa densidade, conhecida como VLDL. Alguns grupos, como mulheres pós menopausa, homens hiperinsulinêmicos e diabéticos tipo 2, são mais susceptíveis a apresentar aumento destes triglicerídeos.
Atualmente, a Sociedade Brasileira de Diabetes não indica o consumo de adoçantes a base de frutose por pessoas com diabetes, exatamente por contribuírem para o aumentos dos níveis de triglicérides.
Como falei anteriormente, a ingestão moderada de frutose proveniente de frutas e hortaliças  não traz prejuízo à saúde, mas devemos ter cautela e equilíbrio no seu consumo. 
Procure sempre seu nutricionista para uma melhor orientação.


Fonte:
BARREIROS, Rodrigo Crespo; BOSSOLAN, Grasiela  and  TRINDADE, Cleide Enoir Petean. Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Rev. Nutr. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 377-389. ISSN 1415-5273.
Sociedade Brasileira de Diabetes – http://nutricao.diabetes.org.br/recomendacoes-nutricionais

A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.