Cúrcuma, o ingrediente que não pode faltar no seu dia a dia

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Cúrcuma, o ingrediente que não pode faltar no seu dia a dia

janeiro 20, 2020 Alimentação Ayurveda Alzheimer Anti-inflamatório Antioxidante Cúrcuma Golden Milk 0
curcuma

Se existe um super alimento que vale a pena inserir no seu dia a dia, esse alimento é a cúrcuma.
Também conhecida como açafrão da terra ou açafrão da Índia, ela já vinha sendo utilizada na Índia como planta medicinal há cerca de seis mil anos atrás pela medicina Ayurveda.
Trata-se de uma raiz da mesma família do gengibre que quando cortada, apresenta uma cor laranja muito forte que podem deixar os dedos de quem a manipula manchados, mas é exatamente esse pigmento conhecido como curcumina (princípio ativo que promove todos os benefícios da cúrcuma), que quando usado diariamente, confere uma variedade de benefícios para a saúde.
A cúrcuma é uma das plantas mais pesquisadas até hoje, e até agora já se descobriu diversos efeitos farmacológicos benéficos para a nossa saúde, sendo os mais conhecidos seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e anti carcinogênicos.

ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA – atua inibindo enzimas importante do processo de inflamação como no caso de artrite reumatoide, colite ulcerativa pancreatite, alergia e redução da inflamação no córtex cerebral de pessoas com doença de Alzheimer.

AÇÃO ANTIOXIDANTE – atua combatendo o excesso de radicais livres, responsáveis diretos pelos quadros de aterosclerose, ou seja, atua reduzindo fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, além disso suprime a trombose e ajuda a modular a pressão arterial pois possui efeito positivo sobre a agregação plaquetária (deixa o sangue mais ralo).

AÇÃO NEUROPROTETORA – atua principalmente no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS – atua reduzindo o nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.

AÇÃO ANTITUMORAL – atua bloqueando o crescimento descontrolado das células cancerosas, induzindo-as à apoptose, ou seja, ao suicídio das células neoplásica. Tem um papel importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento de uma grande variedade de cânceres, entre eles o câncer de mama, câncer de pele, câncer renal, câncer colorretal.

AÇÃO ANTIBACTERIANA – atua inibindo Infecção bacteriana e Infecção fúngica. Também inibe a replicação do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

AÇÃO HEPATOPROTETORA – atua auxiliando no processo de detoxificação do fígado e protegendo contra lesões hepáticas.

Como Consumir

A cúrcuma é amplamente usada como condimento e pode ser encontrada à venda nos mercados na forma de raiz ou em pó.
A raiz deve ser mantida na geladeira em um lugar escuro, o pó, por outro lado, pode ser mantido na embalagem original.

Trata-se de um alimento muito versátil e pode ser usada em massas, vegetais, peixes, frangos e carnes. Para quem não gosta do sabor, o uso de cápsulas de cúrcuma também pode ser uma opção.

A cúrcuma é também a base daquele tempero muito famoso: o Curry, muito utilizado na culinária indiana e tailandesa.

Qual a quantidade ideal?

A quantidade diária ideal é de duas a três rodelas. Na forma de pó, a quantidade diária ideal é de uma colher de chá ao dia (aproximadamente 5 g). Sua toxicidade é baixa, porém, consumos exagerados (acima de 10 g por dia) podem causar sintomas como náusea e desconforto gástrico. Vale a pena levar em conta um velho ditado segundo o qual a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Detalhe importante sobre a cúrcuma: a curcumina é mal absorvida pelo trato gastrointestinal, entretanto, alguns estudos mostraram que consumir a cúrcuma com pimenta-do-reino aumenta a sua biodisponibilidade em 2.000%


Receita de Leite dourado – Golden Milk

A receita, utilizada há séculos pela Ayurveda, é uma mistura de leite vegetal (de amêndoa ou de coco) com cúrcuma (açafrão), especiarias e ingredientes variados.
(para ser bebida uma vez ao dia, de preferência à noite antes de ir para a cama)

Ingredientes

  • 1 colher sopa de mel
  • 1 colher chá de cúrcuma em pó
  • 1/4 colher chá de gengibre em pó
  • 1/4 colher chá de cardamomo em pó
  • 1/4 colher chá de canela em pó
  • 2 xícaras chá de leite de coco ou leite de amêndoas

Em uma tigela média, misture o mel, o açafrão, o gengibre, o cardamomo e a canela. Misture bem. Em seguida, acrescente o leite quente e misture bem.
Sirva quente

Observação: para quem segue a Dieta Low Carb, pode substituir o mel por Xilitol ou Stévia, ambos adoçantes naturais.

Espero ter contribuído com essa informação. Eu particularmente procuro encaixar a cúrcuma em vários pratos aqui em casa.

Um grande abraço e até o próximo post!
Nutricionista Christine Melcarne
CRN 11100403