CÚRCUMA, O INGREDIENTE QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU DIA A DIA

Se existe um super alimento que vale a pena inserir no seu dia a dia, esse alimento é a cúrcuma.
Também conhecida como açafrão da terra ou açafrão da Índia, ela já vinha sendo utilizada na Índia como planta medicinal há cerca de seis mil anos atrás pela medicina Ayurveda.
A cúrcuma é uma das plantas mais pesquisadas até hoje, e até agora já se descobriu diversos efeitos farmacológicos benéficos para a nossa saúde, sendo os mais conhecidos seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e anti carcinogênicos.
ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA – atua inibindo enzimas importante do processo de inflamação como no caso de artrite reumatoide, colite ulcerativa pancreatite, alergia e redução da inflamação no córtex cerebral de pessoas com doença de Alzheimer.
AÇÃO ANTIOXIDANTE – atua combatendo o excesso de radicais livres, responsáveis diretos pelos quadros de aterosclerose, ou seja, atua reduzindo fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, além disso suprime a trombose e ajuda a modular a pressão arterial pois possui efeito positivo sobre a agregação plaquetária (deixa o sangue mais ralo).
AÇÃO NEUROPROTETORA – atua principalmente no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS – atua reduzindo o nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.
AÇÃO ANTITUMORAL – atua bloqueando o crescimento descontrolado das células cancerosas, induzindo-as à apoptose, ou seja, ao suicídio das células neoplásica. Tem um papel importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento de uma grande variedade de cânceres, entre eles o câncer de mama, câncer de pele, câncer renal, câncer colorretal.
AÇÃO ANTIBACTERIANA – atua inibindo Infecção bacteriana e Infecção fúngica. Também inibe a replicação do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
AÇÃO HEPATOPROTETORA – atua auxiliando no processo de detoxificação do fígado e protegendo contra lesões hepáticas.
Como Consumir:
A cúrcuma é amplamente usada como condimento e pode ser encontrada à venda nos mercados na forma de raiz ou em pó.
A raiz deve ser mantida na geladeira em um lugar escuro, o pó, por outro lado, pode ser mantido na embalagem original.
Trata-se de um alimento muito versátil e pode ser usada em massas, vegetais, peixes, frangos e carnes. Para quem não gosta do sabor, o uso de cápsulas de cúrcuma também pode ser uma opção.
A cúrcuma é também a base daquele tempero muito famoso: o Curry, muito utilizado na culinária indiana e tailandesa.
Qual a quantidades ideal?
A quantidade diária ideal é de duas a três rodelas. Na forma de pó, a quantidade diária ideal é de uma colher de chá ao dia (aproximadamente 5 g). Sua toxicidade é baixa, porém, consumos exagerados (acima de 10 g por dia) podem causar sintomas como náusea e desconforto gástrico. Vale a pena levar em conta um velho ditado segundo o qual a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
A receita, utilizada há séculos pela Ayurveda, é uma mistura de leite vegetal (de amêndoa ou de coco) com cúrcuma (açafrão), especiarias e ingredientes variados.
(para ser bebida uma vez ao dia, de preferência à noite antes de ir para a cama)
Ingredientes
- 1 colher sopa de mel
- 1 colher chá de cúrcuma em pó
- 1/4 colher chá de gengibre em pó
- 1/4 colher chá de cardamomo em pó
- 1/4 colher chá de canela em pó
- 2 xícaras chá de leite de coco ou leite de amêndoas
Em uma tigela média, misture o mel, o açafrão, o gengibre, o cardamomo e a canela. Misture bem. Em seguida, acrescente o leite quente e misture bem.
Sirva quente
Observação: para quem segue a Dieta Low Carb, pode substituir o mel por Xilitol ou Stévia, ambos adoçantes naturais.
Espero ter contribuído com essa informação. Eu particularmente procuro encaixar a cúrcuma em vários pratos aqui em casa.
Um grande abraço e até o próximo post!