Receita de isotônico caseiro

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Receita de isotônico caseiro

outubro 29, 2013 Alimentação no exercício físico Receitas 0
Uma das estratégias para se evitar a desidratação e a fadiga em praticantes de exercício físico de longa duração é oferecer repositores hidroeletrolíticos ou isotônicos.
Estes repositores agem repondo a água e minerais (principalmente o sódio) perdidos no suor e mantendo os níveis de glicose adequados no sangue. 
A composição destes produtos comerciais é similar à de um soro fisiológico: água, açúcar e sal, além de aromatizantes e corantes que variam de acordo com o sabor.
Em geral, a concentração de carboidratos da fórmula é de cerca de 6 a 8 % (cerca de 50 calorias por copo de 240 ml, correspondente a 12 gramas de carboidratos, ou uma colher de sopa de açúcar); 50 a 110 miligramas de sódio (uma pitada de sal – 1/16 de uma colher de chá);  24 a 45 miligramas de potássio (quantidade presente em duas colheres de sopa de suco de laranja ou de limão). Esta proporção de sódio e potássio tem a função de aumentar a taxa de absorção do líquido pelo seu organismo.

Água: Dependendo da pessoa, da temperatura, da umidade do ambiente e da intensidade do exercício, a água perdida no suor durante a atividade física pode chegar até a 2,5L  por hora ou até mais, causando sérias consequências do ponto de vista cardiovascular, reduzindo a performance e afetando o importante mecanismo de regulação de temperatura do corpo.

Açúcar: Na atividade física com duração maior que uma hora,  a nossa reserva de glicose se esgota, levando a uma queda de desempenho e às vezes até hipoglicemia com tonturas e desmaios. O isotônico ajuda a manter os níveis adequados de glicose no sangue.

Sal e Potássio: A reposição de minerais, principalmente a de sódio, só passa a ser importante em atividades que duram mais que 3 horas. Procure seu nutricionista para orientação.

Receita de isotônico caseiro

Ingredientes
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)
  • 2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão
  • 250 ml água gelada

Modo de preparo:
  • Dissolva o açúcar e o sal num copo com um pouquinho de água quente
  • Acrescente o suco e a água gelada e misture.

Fontes:
http://www.cidadesaudavel.com.br/2009/alimentacao/mostra.php?id=6
http://www.agitobrasil.com.br/blogs/dicasdenutricao/2013/01/07/receita-de-isotonico-caseiro/