O uso de filtro solar compromete a produção de Vitamina D ?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

O uso de filtro solar compromete a produção de Vitamina D ?

novembro 26, 2020 Vitamina D 0
vitamina d

Até pouco tempo atrás eu acreditava que sim, mas depois de ouvir de uma dermatologista que a síntese de vitamina D não é comprometida pelo uso do filtro solar quando nos expomos ao sol, fiquei curiosa e fui buscar na literatura artigos que justificassem essa informação.

Adivinhem! Encontrei vários estudos afirmando que usar diariamente filtro solar, além de prevenir câncer de pele, queimaduras e foto envelhecimento, não prejudica a síntese de vitamina D na pele.

Nesse estudo (1) publicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, foram selecionados 95 participantes que foram divididos em três grupos. O primeiro grupo não se expôs à luz solar por 24 horas, o segundo tomou sol em doses baixas (de 10 a 15 minutos) com protetor solar e o terceiro tomou sol pelo mesmo período sem protetor solar.

O que eles concluiram?

Os níveis de vitamina D sérica foram medidos antes e depois do teste e o resultado foi que o grupo exposto ao sol com filtro solar, apresentou níveis sanguíneos de vitamina D maiores que o grupo que não se expôs ao sol, o que já imaginávamos. Mas esse mesmo grupo quando comparado ao grupo sem o filtro solar, não apresentou diferença significativa nos níveis sanguíneos de vitamina D, indicando que ocorreu sim produção da vitamina D para o grupo que se expôs ao sol mesmo utilizando protetor solar.

Nesse outro estudo de revisão (2), os autores concluíram que existem poucas evidências de que o filtro solar diminui a concentração de vitamina D e sugerem que o uso como prevenção do câncer de pele.

Nesse outro estudo (3) o uso de filtro solar com FPS alto no rosto, junto com conselhos de foto proteção física, em pacientes com melasma por 3 meses não influencia a concentração sérica de vitamina D.

De acordo com esse estudo (4) publicado em julho de 2020, a falta de exposição solar e a deficiência de vitamina D é responsável por 340. 000 mortes nos Estados Unidos e 480.000 mortes na Europa por ano, além de um aumento de incidência de câncer de mama e colorretal, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, diabetes, esclerose multipla, Alzheimer, autismo, asma e miopia.

É preocupante a deficiência de vitamina D na população em geral, principalmente em período de pandemia onde as pessoas estão mais confinadas em casa.

É gigantesca a quantidade de publicações que mencionam a importância da vitamina D na saúde, e também não podemos ignorar o problemas causados pela exposição solar exagerada nos dias de hoje sem a proteção de um bom filtro solar.

A boa notícia é que agora não existe desculpas para não sairmos à rua e tomarmos nossa dose diária de vitamina D besuntados de protetor solar!

Vamos nos expor mais ao sol mas com responsabilidade e com os cuidados necessários.

Fontes :

1- Dermatologista ressalta que a síntese da substância depende de doses muito baixas de UVB em pequenas áreas do corpo, que podem ser absorvidas até através de roupas leves

2- The effect of sunscreen on vitamin D: a review

3- Does using a high sun protection factor sunscreen on face, along with physical photoprotection advice, in patients with melasma, change serum vitamin D concentration in Indian conditions? A pragmatic pretest-posttest study

4 – Insufficient Sun Exposure Has Become a Real Public Health Problem

Artigos publicados relacionados ao tema:

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403